A religiosidade do povo indígena e o fundamentalismo na Ásia e no Oriente Médio estão entre os temas para discussão durante o II Seminário de Ciências da Religião, que será realizado entre os dias 11 e 14 de setembro, pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). A iniciativa é da coordenação do curso de graduação em Ciências da Religião.

As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de agosto pelo sitedo evento. O interessado tem a opção para apresentar trabalhos científicos (passará por submissão).

Durante o evento, também serão promovidas discussões pelos grupos de trabalho sobre o ensino religioso, além de mesas redondas, comunicações orais e exibição de filme. A conferência de abertura do encontro, com o tema “Gênero e Religião”, acontecerá em 11 de setembro, às 11 horas, no auditório do Prédio 2 (Centro de Ciências Humanas/CCH). A abordagem será feita pela professora Sandra Duarte, do Departamento da Universidade Metodista de São Paulo (Umesp).

Confira

No dia 12/9, o tema em discussão será “Fundamentalismo e Nacionalismo na Ásia e no Oriente Médio”, com o professor Gabriel Hilu, integrante do Departamento de Antropologia e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Na sequência da programação, dia 13/9, acontece a mesa-redonda “Agência, Religiosidade e Territorialidade em Multidiversos Indígenas”, com o professor Fabiano Souza (da Unimontes) na abordagem “A Agência Não-Humana nas Aldeias Pataxós: Mua Mimati e Retirinha”. Também será discutida “A religiosidade do Povo Indígena Xakriabá”, pelo professor Heiberle Hirsgerg Horácio, coordenador do curso de Ciências da Religião da Unimontes. O professor Cássio Alexandre da Silva, do Departamento de Geociências da Unimontes, vai falar sobre “O Território Xakriabá”.

No dia 14, às 19 horas, acontecerá o lançamento do filme “O Tambor Fala: Ogans e Atabaques”. Logo após a exibição, será realizado debate com a participação da professora ngela Cristina Borges, diretora do filme. A discussão contará com a participação de representantes das religiões afro-brasileiras.

GRUPOS DE TRABALHOS

Durante o II Seminário de Ciências da Religião, serão promovidas discussões por cinco grupos de trabalho. O GT 1 é o “Dinâmicas religiosas no Norte de Minas, que visa reunir trabalhos que possibilitem a compreensão da dinâmica, das narrativas, das trajetórias e dos usos e costumes das expressões religiosas e culturais da Região Norte de Minas Gerais.

O GT 2 tem como denominação “Ensino Religioso, Diversidade, Pluralidade e Ciências da Religião”. Conforme a coordenação, este grupo “parte da concepção de um ensino religioso não confessional e não proselitista, que respeite a diversidade, a pluralidade religiosa e os não religiosos, que ensine sobre as diversas religiões e que seja necessariamente ministrado por um graduado em Ciência (s) da Religião”.

“Literatura e religião”. Este é o nome do GT3. O grupo está “aberto a estudos que privilegiem as relações entre literatura e religião e suas manifestações, seja a partir da leitura crítica de referências de religiões e religiosidades em obras literárias, por intermédio de relatos de experiências ou propostas de práticas de ensino religioso, a partir de obras literárias”.

Intitulado “Política, Religião e Espaço Público”, o GT 4 “procura reunir comunicações que se interessem por refletir sobre os diferentes modos de articulação da política com a religião, bem como das distintas maneiras da religião operar no espaço público ou na política brasileira”.

Já o GT 5 é denominado “Religiosidade, Religião e Juventude: numa sociedade secularizada”, com o objetivo de “abrir espaço de discussão sobre a religião e religiosidade dos jovens no contexto acadêmico ou fora da academia, diante da influência de fatores históricos, sociológicos, econômicos, políticos e culturais”.

II Seminário de Ciências da Religião
Quando: 11 a 14 de setembro de 2017