Possibilidades de estudos e intercâmbios com universidades chinesas. Este é o tema da palestra que o Núcleo de Intercâmbio e Cooperação Interinstitucional (NIC), da Unimontes, promove nesta sexta-feira (31/8).

Os trabalhos serão conduzidos pelos professores Bárbara Malveira Orfanó e Marcos Cordeiro Pires, a partir das 14h30, no auditório do prédio 1, no 3ª andar, prédio 2, no campus-sede. A participação é gratuita.

A professora Bárbara Malveira Orfanó é docente do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutora em Linguística Aplicada pela Mary Immaculate College, University of Limerick (Irlanda), ela é pesquisadora da área de ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras e, também, responde pela diretoria do Instituto Confúcio – organização educacional pública, sem fins lucrativos, vinculada ao Ministério da Educação do Governo da República Popular da China.

O tema da palestra é “Intercâmbio Científico-Cultural Brasil/China” e, dentre outros pontos, destacará a parceria do Instituto com a Universidade de Hubei, com a missão de fomentar o ensino da língua chinesa, a divulgação da cultura e da história da China.

A Unimontes, por exemplo, oferece à comunidade acadêmica e ao público em geral, a partir da parceria com a UFMG e o Instituto Confúcio, o curso de Mandarim. A primeira turma iniciou as atividades há uma semana, no campus-sede, com aulas às terças e quintas-feiras.

O professor Marcos Cordeiro Pires integra a diretoria do Instituto Confúcio na Universidade Estadual Paulista (Unesp) e do Instituto de Estudos Econômicos e Internacionais. É doutor em História Econômica e atua em disciplinas de graduação em Relações Internacionais e de pós-graduação em Ciências Sociais. Referência em estudos sobre globalização, economia mundial e BRICS, atualmente pesquisa as transformações econômicas e políticas recentes da República Popular da China.

Palestra: “Intercâmbio Científico-Cultural Brasil/China”
Local: Auditório prédio 1, campus-sede