A cooperação econômica e comercial entre o Brasil e a China foi discutida em Belo Horizonte, segunda-feira (20/06), envolvendo empresários e especialistas, representantes dos dois países durante a segunda edição do Seminário Inovação de Comércio de Serviços China – Brasil 2022. O reitor da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), professor Antonio Alvimar Souza, foi um dos convidados.

O objetivo é promover o desenvolvimento da cooperação econômica e comercial entre China e Brasil, além de fomentar a comunicação entre empresas e o Governo de Minas Gerais, oportunizando o conhecimento do estado e da região Norte de Minas. Ainda teve o propósito de integrar a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), apresentando o potencial de geração de energia renovável, especialmente energia solar.

O evento contou com três painéis relacionados ao Projeto Bloco 8, a ser implantado pela Sul Americana Metais (SAM) na região de Grão Mogol, maior investimento chinês previsto para Minas Gerais na atualidade, em fase de licenciamento: inovação em mineração, inovação em novas infraestruturas e inovação em tecnologias.

O reitor Antonio Alvimar participou como convidado do painel “Como novas tecnologias podem otimizar os empreendimentos”. O debate teve como mediador o professor Marcos Fábio Martins de Oliveira, do Departamento de Economia da Unimontes, doutor em História Econômica pela Universidade de São Paulo (USP).

Relacionadas

Prazo para renovação de matrículas para o primeiro semestre de 2025: 13 a 22 de janeiro
Unimontes será um dos centros de pesquisa para programa de cuidados cardiovasculares no SUS
Edital Sisu/Unimontes 2025 – Inscrições começam no dia 17 de janeiro
Unimontes reforça compromisso com biossegurança em laboratórios de pesquisa
Unimontes investe em conectividade e oferece Office 365 gratuito à comunidade acadêmica
PA Campus segue aberto até dia 26 e retorna em fevereiro