Na manhã desta segunda-feira, 14 de julho, o reitor da Universidade Estadual de Montes Claros, professor Wagner de Paulo Santiago, recebeu a visita de Murilo Maciel, principal idealizador do filme “Cavalhadas”, produzido com o apoio da Unimontes. Ele esteve acompanhado de Roy Chaves, também integrante da equipe responsável pelo documentário.

Foto: Neto Macedo/Ascom Unimontes

Durante o encontro, Murilo Maciel destacou o objetivo da iniciativa de resgatar uma tradição de Montes Claros, a partir de pesquisa desenvolvida por professores e pesquisadores da Unimontes, agradecendo à instituição pelo apoio oferecido.

Ao agradecer à Universidade pelo apoio à produção, Murilo Maciel entregou ao reitor Wagner de Paulo Santiago o convite oficial para o lançamento do longa-metragem. A primeira exibição do filme acontecerá no dia 30 de julho, às 18h30, no Ibicinemas, localizado no Shopping Ibituruna, em Montes Claros. A entrada é gratuita e aberta ao público.

Assista ao trailer do filme.

Na oportunidade, o professor Wagner de Paulo Santiago destacou que, ao contribuir com a produção do documentário, mais uma vez, a Unimontes reafirma o seu compromisso com a cultura regional, com destaque também na área da produção cinematográfica, sendo que a instituição implantou neste ano o curso de graduação em Cinema e Audiovisual.

Ele reforçou o convite à comunidade acadêmica e à sociedade para prestigiarem o lançamento do filme sobre as Cavalhadas, uma produção que valoriza a memória coletiva e destaca a importância da cultura como instrumento de preservação da identidade regional.

Resgate de uma manifestação emblemática

O documentário “Cavalhadas” resgata uma das manifestações culturais mais emblemáticas da história de Montes Claros — a encenação realizada originalmente durante as comemorações do Centenário da cidade, em 1957. A obra presta homenagem ao seresteiro e produtor rural Nivaldo Maciel, intérprete do Rei Mouro naquela ocasião, e reúne depoimentos de pessoas que participaram da tradição, além de registros históricos da encenação.

Com aproximadamente 60 minutos de duração, o filme combina cenas ficcionais e trechos documentais, tendo sido realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio de edital da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo da Prefeitura de Montes Claros.

A Unimontes teve papel fundamental na concepção do projeto. Professores do Departamento de História, coordenados pela professora Marta Verônica Vasconcelos Leite, integraram a equipe de pesquisa e o acervo da Universidade serviu de base para a reconstrução da narrativa histórica. O documentário utilizou ainda, como principal referência de pesquisa, o livro “Montes Claros: sua história, sua gente, seus costumes”, de Hermes de Paula, a ser relançado em breve pela Editora Unimontes.

A direção do filme é assinada por Neto Macedo — fotógrafo da Assessoria de Comunicação (Ascom) da Unimontes e mestrando em História pela instituição. A produção executiva é de Fabíola Versiani (Fulô Comunicação e Cultura), com Carlos Soyer (Soyer Produções). O roteiro é de Rita Maciel, Thetê Rocha e Murilo Maciel, que também desenvolveu o argumento da obra.

Serviço

Filme-documentário “Cavalhadas
Dia e Horário: 30 de julho de 2025, às 18h30
Local: Ibicinemas, Shopping Ibituruna, Montes Claros/MG
Entrada Franca.

Relacionadas

Inscrições para PIBID/Unimontes terminam nesta quinta (11/09)
Programa de Pós-graduação Associado Unimontes IFNM oferece uma vaga para credenciamento de professor colaborador
Museu da Unimontes exibe “Suçuarana” quinta-feira
Unimontes capacita servidores para atuação como fiscais de contratos administrativos
“Se precisar, peça ajuda!” – Hospital da Unimontes adere ao Setembro Amarelo 2025 com evento no dia 23
Fapemig lança Chamada exclusiva para Unimontes e recursos de R$ 6,3 mi. Submissões de propostas até 08 de outubro