“A gestão itinerante será uma prática habitual na administração superior da Unimontes como forma de equacionar demandas, estabelecer prioridades e atendê-las da maneira mais efetiva possível, gradativa e progressivamente”. A observação foi feita pelo reitor da Universidade Estadual de Montes Claros, professor João dos Reis Canela, durante a reunião gerencial realizada na manhã do último dia 23/03, no auditório do campus de Janaúba.
Na oportunidade, foi anunciado o plano de ação institucional para a melhoria da infraestrutura e de serviços naquela unidade nos próximos semestres. O evento contou com a participação da vice-reitora Maria Ivete Soares de Almeida, pró-reitores, diretores, assessores e chefes de departamentos, além e professores e acadêmicos dos cursos de graduação e alunos dos mestrados ministrados pela Unimontes em Janaúba.
“Nos últimos anos, a Unimontes avançou muito, com conquistas inquestionáveis nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e de prestação de serviços. As constantes demandas apresentadas pela comunidade acadêmica surgem de situações consequentes dessa expansão para melhorarmos ainda mais a qualidade de nossa universidade”, acrescentou o reitor.
Para atender ao plano de ação, a gestão superior da Unimontes vai trabalhar em parceria com o governo do Estado e à representação regional nas esferas estadual e federal para viabilizar os recursos suficientes para a execução das obras e serviços.
Dentre as propostas estão a melhoria da estrutura física com a construção de um novo pavilhão para aulas (de 4 a 6 salas); a reforma do prédio da administração geral (instalações elétrica e hidráulica, pisos e janelas); construção do galpão para máquinas e suplementos; reservatório para água (e bombeamento); laboratório de reprodução animal e unidades de criação de coelhos e equinos. A direção da Unimontes concentrará esforços, também, para o serviço de pavimentação, obras de drenagem, segurança e de acessibilidade no campus de Janaúba.
A instituição já iniciou o estudo de viabilidade para a ampliação da rede de energia de sua unidade em Janaúba, além da instalação de laboratórios nas áreas de geoprocessamento, desenho técnico e reprodução animal e a possibilidade de contratação de pessoal: professores, auxiliares, técnicos, motoristas e vigilantes.
Por outro lado, algumas medidas para a melhoria do funcionamento da Universidade no município devem ser iniciadas nas próximas semanas, contemplando o serviço de biblioteca – com a aquisição de equipamentos, capacitação de pessoal, informatização e catalogação de livros, treinamento de alunos para o autoatendimento. Com recursos da ordem de R$ 18.874,64, serão adquiridos 200 novos títulos (538 exemplares) para as atividades dos cursos de Agronomia, Zootecnia e Pedagogia.
Na área de Tecnologia e Informação estão sendo aplicados recursos da ordem de R$ 76.042,00 na aquisição de 10 computadores, impressoras, leitor de código de barras, projetores, kits de videoconferência e cabeamento estruturado, além da ampliação do link para acesso contratado à internet. Já em fase de criação, o portal eletrônico para o mestrado de Zootecnia.
O plano de trabalho inclui, ainda, a oferta do curso de gestão pública através do Centro de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT) e a cessão de um veículo Van, com capacidade para 14 lugares, visando o atendimento às demandas do campus e da fazenda experimental, assim como a recuperação da parte mecânica e de lanternagem do microônibus do campus. Para contemplar a frota em Janaúba, a Universidade está elaborando o projeto de captação de recursos para a aquisição de mais dois veículos.