O campus da Universidade Estadual de Montes Claros é a nova sede de Minas Gerais da Associação Nacional de História (Anpuh). A vigência da gestão na maior cidade do Norte de Minas será entre 2016 e 2018, diante da eleição de docentes da Unimontes para a diretoria executiva da Anpuh/Minas Gerais.

E como sede, dentre outras atribuições ao longo do período, a Universidade será a responsável pela realização, em 2018, do XXI Encontro Regional de História, principal evento estadual da Associação e que reunirá, além dos filiados, professores, acadêmicos, pesquisadores e dirigentes de todas as instituições que têm vínculo com a História em Minas Gerais.

Como se trata de um evento de grande projeção, com a perspectiva de reunir entre 400 e 450 pessoas, os entendimentos para a organização do Encontro começaram desde já, em reunião da nova presidente da Anpuh/Minas Gerais, professora Helena Amália Papa, e da secretaria, professora Cláudia de Jesus Maia, com o reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela, e o vice-reitor, professor Antonio Alvimar Souza.

Veja

Além da apresentação de um documento sobre o histórico da Associação e o plano de trabalho para o biênio 2016/2018, a reunião, que também abordou o apoio da instituição para o pleno funcionamento da sede (espaço físico, mobiliário e pessoal), contou ainda com a participação da coordenadora do mestrado em História/Unimontes e integrante do Conselheiro Deliberativo/Anpuh, professora Rejane Meireles Amaral Rodrigues, do pró-reitor de Planejamento, Gestão e Finanças, professor Roney Versiane Sindeaux, e dos diretores de Tecnologia da Informação, Alcino Franco Moura Júnior, e de Documentação e Informações, Jânio Marques Dias.

Helena Papa“Sediar a Regional Minas Gerais da Anpuh é de grande relevância para a Unimontes, a começar pela visibilidade e projeção da graduação, do mestrado e da produção científica que a Universidade desenvolve nas áreas vinculadas à História”, analisa Helena Papa, ao frisar que o apoio institucional foi imprescindível no pleito para a sede da Associação. “É um exemplo a ser seguido e, por isso, a gestão tem o dever de se alinhar aos propósitos de uma associação tão bem representada em nosso estado”, reiterou o reitor, professor João dos Reis Canela.

Dentre os pontos relacionados pela direção da entidade durante a reunião está a proposta de plano de trabalho da diretoria da Anpuh/Minas Gerais que contempla, dentre outros aspectos, a produção dos periódicos da entidade (Revista Brasileira de História, História Hoje e Boletins), os Grupos de Trabalho junto às instituições de ensino superior, realização do Fórum de Pós-Graduação e a ampliação do envolvimento de bolsistas de iniciação científica nas pesquisas e na realização de eventos regionais.

Outra demanda da Anpuh/Minas Gerais está na gestão por linhas de fomento para que as agências oficiais disponibilizem novos editais de financiamento para pesquisas sobre acervos documentais, arquivos e bibliotecas.

O professor Laurindo Mékie Pereira, também da Unimontes, responde pela função de tesoureiro na diretoria executiva da Anpuh, e a professora Ivete Batista Almeida compõe o Conselho Fiscal da Regional Minas Gerais.

Associação Regional de História (Anpuh)- Regional Minas Gerais
Sede: Campus Montes Claros – Unimontes