Ampliar o diálogo e promover estratégias para soluções às demandas apresentadas pela comunidade acadêmica da Universidade Estadual de Montes Claros. Esse foi o tom de encontro realizado nessa segunda-feira (25/03), entre o reitor João dos Reis Canela, a vice-reitora Maria Ivete Soares de Almeida e o presidente do Diretório Central dos Estudantes da Unimontes (DCE), o acadêmico de Direito, Mailson Santana Mesquita.
Na oportunidade foram abordados diversos assuntos como carga horária de estágios, segurança no campus-sede e a possibilidade de criação de um espaço de convivência para os acadêmicos no campus-sede, bem como a implementação de melhorias no espaço físico da Universidade.
Procurador-geral da Universidade, o professor Henderson Geraldo Teixeira Ogando lembrou que a Lei 11.788, de 25 de setembro de 2008, que dispõe sobre o estágio dos estudantes, é observada criteriosamente pela Unimontes, inclusive oferecendo bolsa de incentivo aos acadêmicos.
“O estágio deve ser analisado não somente pela ótica da geração de renda para o acadêmico, mas como uma experiência ímpar para o conhecimento e à vida estudantil”. Os pró-reitores João Felício Rodrigues Neto (Ensino), Juventino Ruas de Abreu Júnior (Planejamento, Gestão e Finanças) e Vicente Ribeiro Rocha Júnior (Pesquisa) também destacaram que a instituição cumpre todas as exigências jurídicas.
ESTREITANDO RELAÇÕES – Numa forma de estreitar ainda mais o relacionamento entre acadêmicos e a reitoria, o professor João Canela e a vice-reitora Maria Ivete sugeriram que, uma vez por mês, um encontro seja realizado na Reitoria.
A próxima reunião está prevista para abril, quando o DCE apresentará formalmente as demandas da classe estudantil. “Vamos analisar todas as questões, que são pertinentes, mas que carecem de apreciação dos Conselhos Superiores. Analisaremos todas com carinho, dentro das possibilidades da Unimontes”, destacou o reitor João Canela.