O reitor da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), professor Wagner de Paulo Santiago recebeu nesta quinta-feira (16/02), visita do presidente do Sistema Providência de Montes Claros, o empresário Paulo César Santiago acompanhado da coordenadora-geral da instituição, Jacqueline Marques de Oliveira; e da supervisora de Cursos, Maraísa Loraine Barbosa Rodrigues.
A equipe foi recebida no gabinete da reitoria em reunião que contou, ainda, com as presenças do vice-reitor, professor Dalton Caldeira Rocha; e do pró-reitor de Extensão, professor Rogério Othon Teixeira Alves.

Na oportunidade, Paulo César, fez uma apresentação do projeto do Sistema Providência, que tem como meta qualificar neste ano cerca de 2 mil pessoas, com idade igual ou superior a 14 anos, em aproximadamente 30 cursos profissionalizantes. Em 2022, a instituição capacitou 1.277 profissionais.
O presidente da Divina Providência destacou a importância da entidade de contar com o envolvimento das equipes da Unimontes nos cursos de qualificação profissional oferecidos gratuitamente para jovens de baixa renda.

Ele ressaltou que a instituição oferta cursos profissionalizantes em diversas áreas, tais como auxiliar administrativo, estética facial e corporal, cabeleireiro, informática, padaria, corte e costura e outros.
O reitor Wagner disse que a Unimontes tem interesse em contribuir com ações como essas, que podem beneficiar diretamente a sociedade e que estas informações serão repassadas aos demais coordenadores da Universidade para avaliação.

“A nossa gestão na Universidade tem muita satisfação em ouvir e desenvolver ferramentas para ajudar as pessoas. Com a participação de nossos alunos em ações como estas, fortalecemos a extensão, cujo objetivo é levar o conhecimento produzido na sala de aula para a sociedade”, afirmou o reitor.

A relevância de uma futura parceria também foi enaltecida pelo vice-reitor Dalton Caldeira Rocha. Ele sugeriu que a Divina Providência faça um levantamento das demandas dos seus cursos profissionalizantes a serem encaminhadas à Unimontes.

“Queremos agradecer à reitoria da Unimontes por abrir as portas da Universidade para ouvir e conhecer nosso projeto. A nossa missão é promover o crescimento das pessoas”, afirmou Paulo César. Ele também anunciou que o Sistema Divina Providência pretende criar novos cursos profissionalizantes, em atendimento às demandas do mercado. Um deles é de paisagismo e jardinagem.

Foto: Neto Macedo/Ascom Unimontes

Ao final, ficou acertado que o pró-reitor de Extensão, professor Rogério Othon Teixeira, irá convidar coordenadores de cursos e chefes de departamentos, para uma visita à sede do Sistema Divina Providência em Montes Claros, para conhecer a sua estrutura e os cursos profissionalizantes ministrados.

O que é o Sistema Divina Providência

O Centro de Formação Divina Providência atua em Montes Claros desde 2012 com o objetivo de resgatar a dignidade humana por meio da qualificação profissional, priorizando pessoas em situação de vulnerabilidade, com idade igual ou superior a 14 anos.

Foto: divulgação/Projeto Divina Providência

O que a instituição oferece:

A Divina Providência oferta cursos gratuitos em diversas áreas, tais como Assistente de Recursos Humanos, Assistente Administrativo, Corte e Costura, Informática básica; Estética facial e corporal e Padaria.

Qual o tempo de duração dos cursos:

De 17 a 90 dias.

Onde o projeto funciona:

Avenida Mestra Fininha, 2409, Morada do Sol, Montes Claros – MG
Site: https://www.montesclaros.org.br/sociedade-civil/divina-providencia

Unimontes promove acolhida dos “calouros” com 60 anos ou mais
Reitor da Unimontes recebe visita de cortesia do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Tadeu Martins Leite
Reitor da Unimontes participa de evento para promover o desenvolvimento sustentável do Norte de Minas
Unimontes realiza acolhida aos “calouros” aprovados no vestibular para pessoas com 60 anos ou +
Montes Claros e o Norte de Minas terão reforço na saúde pública com novas contratações no Hospital Universitário da Unimontes
Editora Unimontes publica livro trabalho e formação humana