Acertadas ações conjuntas para garantir o pleno funcionamento do campus da universidade no município
A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) tem como propósito o fortalecimento dos campi e não será diferente com o seu campus em Unaí (Noroeste do estado), atuando em conjunto com o município e a própria comunidade, para a garantia do bom funcionamento dos seus cursos de graduação e demais atividades de ensino, pesquisa e extensão.
A parceria foi acertada durante visita do prefeito de Unaí, José Gomes Branquinho, e dos vereadores do município Antônio Geraldo Costa, Ronei José Rodrigues da Silva e Rafhael de Paulo Pereira, terça-feira (15/08), à reitoria da Unimontes. Eles foram recebidos em encontro pelo reitor, professor Wagner de Paulo Santiago, juntamente com o vice-reitor, professor Dalton Caldeira Rocha.
Realizada no Gabinete da Reitoria, a reunião contou ainda com a participação da pró-reitora de Planejamento, Gestão e Finanças, professora Cláudia Luciana Tolentino Santos.
No dia 7 de agosto, foi realizada na Câmara Municipal de Unaí uma audiência pública, a fim de discutir a manutenção do campus da Unimontes no município. A audiência pública foi proposta pelo vereador Rafhael de Paulo Pereira, contando com o apoio e participação de autoridades, lideranças e de representantes da sociedade civil. A Unimontes foi representada pela pró-reitora de Planejamento, Gestão e Finanças, professora Cláudia Luciana Tolentino Santos.
Entre outras questões, foi discutido o apoio logístico da Municipalidade à instituição superior. Os participantes da audiência enalteceram a importância do campus da Unimontes para o desenvolvimento de Unaí, onde a Universidade Estadual de Montes Claros está presente desde 2002 e, atualmente, oferece os cursos de graduação de Letras Português e Ciências Biológicas, instalados e mantidos em parceria com a comunidade local.
A partir da audiência pública, foi marcada a visita dos representantes do Poder Executivo Municipal e da Câmara de Vereadores de Unaí à reitoria da Universidade.
Ao receber a comitiva, o professor Wagner de Paulo Santiago enfatizou que a proposta da Unimontes é contribuir com o desenvolvimento e com a melhoria da qualidade de vida da população de toda sua área de abrangência, que corresponde a 40% do território mineiro, alcançando 342 municípios. “Mais do que um universo de conhecimento, a Universidade é um espaço aberto para todos”, pontuou o reitor.
Ele salientou que o espírito da parceria deve ser prevalecer tem todas as cidades onde a Universidade mantém os seus campi, como é o caso do município do Noroeste do estado. “Entendemos que a comunidade de Unaí precisa ter identidade com a universidade. A comunidade deve estar sempre irmanada – de mão dadas com a nossa instituição, visando o bom andamento dos cursos e das demais atividades do ensino, pesquisa e extensão. Com essa parceria, quem sai ganhando é a própria população”, enfatizou o professor Wagner Santiago.
Na mesma linha, o vice-reitor Dalton Caldeira Rocha ressaltou que “a comunidade do município deve abraçar a Universidade”. Ele lembrou que a presença de uma universidade pública e de qualidade, como é o caso da Unimontes, representa um “instrumento indutor do desenvolvimento de um município e de uma região.
“A Universidade atua como impulsora do desenvolvimento de várias formas, seja como na formação de professores, na melhoria de atividades como o agronegócio e também na qualificação de profissionais da área de gestão”, disse vice-reitor, reiterando a disposição da Unimontes de contar com a parceria com a prefeitura de Unaí para estruturar e garantir o bom funcionamento de suas atividades no município.
Escola do Brasil Profissionalizado
Ainda durante a reunião, além do incremento das ações conjuntas com o Poder Público Municipal e com a comunidade local para a permanência do campus de Unaí, de boas condições para os professores, servidores técnico-administrativos e alunos, foi discutida a parceria entre a Prefeitura de Unaí e a Unimontes para viabilizar a retomada das obras da Escola do Programa Brasil Profissionalizado na cidade, bem como a sua entrada em funcionamento.
A unidade do Brasil Profissionalizado no município está com 60% dos seus serviços concluídos. No entanto, falta resolver algumas pendências para que as obras possam ser retomadas e concluídas.