Acertadas ações conjuntas para garantir o pleno funcionamento do campus da universidade no município

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) tem como propósito o fortalecimento dos campi e não será diferente com o seu campus em Unaí (Noroeste do estado), atuando em conjunto com o município e a própria comunidade, para a garantia do bom funcionamento dos seus cursos de graduação e demais atividades de ensino, pesquisa e extensão.

A parceria foi acertada durante visita do prefeito de Unaí, José Gomes Branquinho, e dos vereadores do município Antônio Geraldo Costa, Ronei José Rodrigues da Silva e Rafhael de Paulo Pereira, terça-feira (15/08), à reitoria da Unimontes. Eles foram recebidos em encontro pelo reitor, professor Wagner de Paulo Santiago, juntamente com o vice-reitor, professor Dalton Caldeira Rocha.

Realizada no Gabinete da Reitoria, a reunião contou ainda com a participação da pró-reitora de Planejamento, Gestão e Finanças, professora Cláudia Luciana Tolentino Santos.

No dia 7 de agosto, foi realizada na Câmara Municipal de Unaí uma audiência pública, a fim de discutir a manutenção do campus da Unimontes no município. A audiência pública foi proposta pelo vereador Rafhael de Paulo Pereira, contando com o apoio e participação de autoridades, lideranças e de representantes da sociedade civil. A Unimontes foi representada pela pró-reitora  de Planejamento, Gestão e Finanças, professora Cláudia Luciana Tolentino Santos.

Entre outras questões, foi discutido o apoio logístico da Municipalidade à instituição superior. Os participantes da audiência enalteceram a importância do campus da Unimontes para o desenvolvimento de Unaí, onde a Universidade Estadual de Montes Claros está presente desde 2002 e, atualmente, oferece os cursos de graduação de Letras Português e Ciências Biológicas, instalados e mantidos em parceria com a comunidade local.

A partir da audiência pública, foi marcada a visita dos representantes do Poder Executivo Municipal e da Câmara de Vereadores de Unaí à reitoria da Universidade.

Ao receber a comitiva, o professor Wagner de Paulo Santiago enfatizou que a proposta da Unimontes é contribuir com o desenvolvimento e com a melhoria da qualidade de vida da população de toda sua área de abrangência, que corresponde a 40% do território mineiro, alcançando 342 municípios.  “Mais do que um universo de conhecimento, a Universidade é um espaço aberto para todos”, pontuou o reitor.

Ele salientou que o espírito da parceria deve ser prevalecer tem todas as cidades onde a Universidade mantém os seus campi, como é o caso do município do Noroeste do estado. “Entendemos que a comunidade de Unaí precisa ter identidade com a universidade. A comunidade deve estar sempre irmanada – de mão dadas com a nossa instituição, visando o bom andamento dos cursos e das demais atividades do ensino, pesquisa e extensão. Com essa parceria, quem sai ganhando é a própria população”, enfatizou o professor Wagner Santiago.

Na mesma linha, o vice-reitor Dalton Caldeira Rocha ressaltou que “a comunidade do município deve abraçar a Universidade”.  Ele lembrou que a presença de uma universidade pública e de qualidade, como é o caso da Unimontes, representa um “instrumento indutor do desenvolvimento de um município e de uma região.

“A Universidade atua como impulsora do desenvolvimento de várias formas, seja como na formação de professores, na melhoria de atividades como o agronegócio e também na qualificação de profissionais da área de gestão”, disse vice-reitor, reiterando a disposição da Unimontes de contar com a parceria com a prefeitura de Unaí para estruturar e garantir o bom funcionamento de suas atividades no município.

Escola do Brasil Profissionalizado

Ainda durante a reunião, além do incremento das ações conjuntas com o Poder Público Municipal e com a comunidade local para a permanência do campus de Unaí, de boas condições para os professores, servidores técnico-administrativos e alunos, foi discutida a parceria entre a Prefeitura de Unaí e a Unimontes para viabilizar a retomada das obras da Escola do Programa Brasil Profissionalizado na cidade, bem como a sua entrada em funcionamento.

A unidade do Brasil Profissionalizado no município está com 60% dos seus serviços concluídos. No entanto, falta resolver algumas pendências para que as obras possam ser retomadas e concluídas.

Unimontes realiza acolhida aos “calouros” aprovados no vestibular para pessoas com 60 anos ou +
Montes Claros e o Norte de Minas terão reforço na saúde pública com novas contratações no Hospital Universitário da Unimontes
Unimontes realiza outorga de grau no campus de Brasília de Minas
Aprovados no Processo Seletivo Vagas Remanescentes – Modalidade Pessoas Idosas 60 anos ou mais deverão fazer matrículas no período de 24 a 26 de julho/2024