Em pauta: parceria em prol da melhoria da qualidade de vida

A Universidade Estadual de Montes Claros recebeu, na tarde de sexta-feira (16/06), a visita da  secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Elizabeth Jucá.  Acompanhada da secretária adjunta da pasta, Mariana Pimentel, ela foi recebida pelo reitor, professor Wagner de Paulo Santiago, juntamente com o vice-reitor, professor Dalton Caldeira Rocha, pró-reitores, diretores e outros integrantes da gestão superior da Unimontes, em encontro na Sala dos Conselhos, no prédio da Reitoria.

O reitor Wagner de Paulo Santiago junto da secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Elizabeth Jucá. (Crédito: Neto Macedo/Ascom Unimontes)

Foi discutida a parceria entre a Sedese e a Unimontes, envolvendo os diferentes setores, serviços e cursos da Universidade, para a implementação de projetos voltados para a melhoria da qualidade de vida da população.

Na oportunidade, o reitor Wagner de Paulo Santiago fez uma apresentação da estrutura da Unimontes e das atividades desempenhadas pela instituição, por intermédio dos projetos de ensino, pesquisa e extensão e da prestação de serviços.  Destacou também os cursos graduação e pós-graduação ministrados nos modelos presencial (no campus-sede e nos demais campi) e a distância.

“Temos o desafio de mostrar que a Unimontes pode fazer muito pelo desenvolvimento da sua área de atuação, que corresponde a 40% da área territorial do estado, compreendendo as regiões Norte e Nordeste de Minas e os vales do Jequitinhonha e do Mucuri. O desenvolvimento passa pela educação”, afirmou o professor Wagner Santiago.

O reitor enfatizou que a Universidade Estadual de Montes Claros, como “um braço forte do Governo do Estado nas regiões da sua área de abrangência”, se coloca à disposição da Sedese para somar forças na implantação dos projetos voltados para a melhoria das políticas públicas.

Entre outras ações de destaque da instituição superior, ele citou o Centro Mais Vida de Referência em Assistência à Saúde do Idoso, do Hospital Regional Clemente de Faria (HU-Unimontes), os cursos técnico-profissionalizantes, oferecidos por intermédio do Centro de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT); e as escolas do Projeto Brasil Profissionalizado, implementadas em 13 municípios mineiros, sob a responsabilidade da Unimontes.

A secretária de Estado de Desenvolvimento Social reconheceu e enalteceu o trabalho desenvolvido pela Universidade Estadual de Montes Claros e assegurou que a Sedese poderá implementar diversos projetos em parceria com a instituição superior. “Eu acredito muito na Unimontes. Há muitas possibilidades para que possamos construir muitas ações conjuntas”, assegurou a secretária Elizabeth Jucá.

Durante a reunião, foram discutidas as propostas de parceria entre a Unimontes e a Sedese que poderão ser implementadas, com destaque para a área de extensão. Um dos temas em pauta foi o Projeto Unimontes Solidária, que realiza atividades em comunidades de baixa renda, objetivando a melhoria da qualidade da população, envolvendo professores e alunos de diferentes cursos da instituição superior.

Relacionadas

Prazo para renovação de matrículas para o primeiro semestre de 2025: 13 a 22 de janeiro
Unimontes será um dos centros de pesquisa para programa de cuidados cardiovasculares no SUS
Edital Sisu/Unimontes 2025 – Inscrições começam no dia 17 de janeiro
Unimontes reforça compromisso com biossegurança em laboratórios de pesquisa
Unimontes investe em conectividade e oferece Office 365 gratuito à comunidade acadêmica
PA Campus segue aberto até dia 26 e retorna em fevereiro