Demanda encaminhada ao Governo do Estado

A reitoria da Unimontes recebeu o pedido de incorporação da Gratificação de Incentivo à Docência (GID), o pó de giz, e da Gratificação de Desempenho (GPDES) ao vencimento básico dos docentes, encaminhado ao Governo do Estado. O assunto foi discutido segunda-feira (7/2), em encontro na reitoria da Unimontes.

Na oportunidade, a reitora em exercício, professora Ilva Ruas de Abreu, recebeu um grupo de professores, que apresentou um documento com lista de abaixo-assinado, solicitando a incorporação das gratificações ao vencimento básico da categoria. Ainda participaram da reunião os pró-reitores de Planejamento Gestão e Finanças, professor Aloysio Vieira, e de Pós-Graduação, professor André Luiz Sena Guimarães, juntamente com o chefe de gabinete, Allysson Dantas, e o assessor de Gestão Estratégia e Inovação, José Otávio Braga Lima.

O pleito foi apresentado por uma comissão formada pelos professores/doutores Alfredo Maurício Batista de Paula, Afrânio Farias de Melo Júnior e Marilée Patta. Eles resssaltaram a necessidade da incorporação das gratificações para a melhoria salarial dos docentes e enalteceram a importância do apoio da reitoria da Universidade para os entendimentos com o Governo do Estado, visando solucionar a questão.

A professora Ilva Ruas afirmou que a gestão superior da Unimontes é sensível  às demandas  dos docentes e sempre trabalhou no sentido encaminhar os pleitos da categoria junto ao Governo do Estado. Ela ressaltou a importância da solicitação referente ao pó de giz e à Gratificação de Desempenho (GPDES) . “A gestão superior da Universidade considera essa questão como prioritária”, ponderou.

A reitora em exercício informou ainda que na próxima sexta-feira (11/2), vai discutir o tema em reunião na Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag). Na oportunidade, haverá uma discussão sobre o atendimento ao acordo de greve, feito com os professores da Unimontes.

O chefe de Gabinete, Allysson  Dantas, lembrou que a Gestão da Unimontes vem discutindo a incorporação do pó de giz e da GPDES ao vencimento básico dos professores com as instâncias do governo responsáveis pela parte orçamentária e de pagamento de pessoal. Ele salientou que o reitor Antonio Alvimar Souza encaminhou a reivindicação diretamente às secretárias de Educação, Julia Sant’Anna, e de  Planejamento e Gestão, Luisa Barreto, aos secretários Mateus Simões (Secretaria-Geral do Governo) e Igor Eto (de Governo). O tema ainda foi discutido junto à Secretaria de Estado de Fazenda e à Advocacia-Geral  do Estado (AGE).

Unimontes comemora 60 anos dos primeiros cursos superiores do Norte de Minas e homenageia suas fundadoras
Unimontes lança edital inédito com vagas para pessoas acima de 60 anos
Museu Regional da Unimontes tem apresentações musicais e palestras com acesso gratuito
Unimontes desenvolve projeto de atenção à saúde mental para atender estudantes gratuitamente