A Universidade Estadual de Montes Claros e a Prefeitura de Pirapora vão atuar juntas para o fortalecimento das ações do Campus da Unimontes no município. O objetivo é que o município se consolide com um pólo universitário. O alinhamento para o trabalho nessa direção foi acertado na tarde de segunda-feira (21/10), durante visita da prefeita de Pirapora, Marcella Ribas Braga, ao reitor da Unimontes, professor Antonio Alvimar Souza.
Acompanhada pelo vereador Keke Viana, a prefeita Marcella Braga foi recebida em encontro no Gabinete da Reitoria. Ela destacou que a proposta da prefeitura é que Pirapora se transforme em um pólo universitário, valendo-se da posição estratégica na microrregião banhada pelo Rio São Francisco, abrangendo o Norte e o Noroeste de Minas.
Nesse sentido, a prefeitura pretende incrementar as ações conjuntas com a Unimontes, visando melhorar e ampliar as atividades do campus da instituição na município.
A prefeita piraporense anunciou ainda a criação de uma comissão para estudar as demandas de cursos superiores na cidade. Atualmente, a Unimontes oferece no município os cursos de graduação de Geografia e Pedagogia. O Campus Pirapora foi fundado em 1996, tendo como primeiro coordenador o professor e ambientalista Ivo das Chagas, falecido em 16 de março de 2018.
O reitor Antonio Alvimar Souza agradeceu a visita e destacou que a Unimontes reafirma o seu compromisso de continuar em pleno funcionamento os cursos ministrados em Pirapora e ampliar suas ações na cidade.
“Sabemos do grande desafio que temos pela frente de manter o Campus da Unimontes e melhor atender as demandas da comunidade. É o momento de buscarmos parcerias e a colaboração de todos para o fortalecimento da universidade na importante cidade de Pirapora”, assegurou o reitor.
Ele disse ainda que a Unimontes está aberta ao diálogo com a prefeitura e com a comunidade, a fim de estudar a implantação de cursos que venham aos anseios do município e da região. O Campus Pirapora está consolidado. Mas, compreendemos que devemos reforçar nossas ações e melhor atender a comunidade”, pontuou o professor Antonio Alvimar.
Recentemente, a Universidade, por meio de portaria assinada pelo reitor, criou comissão especial para estudar e avaliar a estrutura da instituição e o oferecimento de novos cursos e o rodízio das graduações ministradas nos campi. O relatório sobre os levantamentos deve ser concluído ainda este ano.