Vereadores e titulares da Comissão Legislativa de Saúde Idelfonso Araújo e Néia Santos Silva em visita de cortesia ao reitor da Unimontes (Christiano Jilvan)

A gestão superior da Universidade Estadual de Montes Claros tem a plena disposição de fortalecer as ações do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF) como serviço genuinamente público e referência na assistência à saúde da população atendida de forma universal. Além disso, a proposta também é valorizar a condição do HUCF como hospital-escola.

O esclarecimento foi feito pelo reitor da Unimontes, professor Antonio Alvimar Souza, ao receber na tarde desta terça-feira (18/6), em visita de cortesia, os integrantes da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Montes Claros vereadores Delcineia Santos Silva (Neia do Criança Feliz) – vice-presidente da comissão –; e Ildefonso Araújo (relator).

“Toda ação em defesa de um hospital genuinamente público, referência em atendimento nas mais diversas áreas e na formação acadêmica e profissional de qualidade será bem-vinda”, explicou o professor Alvimar, ao destacar os números do HUCF, com os 540 mil procedimentos anuais, a formação de 300 profissionais de saúde/ano e as atividades de ensino para 1,2 mil alunos, especialmente nas áreas de saúde e de ciências aplicadas.

Na oportunidade, o reitor confirmou que o HUCF, justamente pelos avanços na melhoria da estrutura física e tecnológica, ainda necessita cobrir a demanda de pessoal, pedido formalizado ao governador Romeu Zema durante visita a Montes Claros, em março último, e que está em análise pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), do ponto de vista técnico e de impacto financeiro para a contratação temporária de 105 analistas universitários da saúde e técnicos em serviço de saúde.

A vereadora Néia Santos Silva se mostrou satisfeita com as informações repassadas pela gestão da Universidade e, como vice-presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, se colocou à disposição para reforçar o diálogo com o município e com o Estado para o melhor funcionamento da unidade. Na mesma linha, o vereador Idelfonso Araújo, que trabalhou durante 35 anos na área de Radiologia, elogiou a recepção na Unimontes e também se dispôs a contribuir com a melhoria da assistência à saúde da população.

Relacionadas

Antiga reivindicação dos alunos atendida: Unimontes vai inaugurar restaurante universitário do campus de Janaúba na próxima segunda-feira
Dia do Médico: Unimontes comemora meio século da formatura de sua segunda turma de Medicina – instituição já graduou 2.401 profissionais da área
Unimontes credenciada pela Fapemig no PCRH, que oferece qualificação de professores em áreas estratégicas
3º FETEC coloca a IA em debate para transformar carreiras e formação profissional – Inscrições até o dia 28
Unimontes lança Edital com 15 vagas para Mestrado Profissional em Desenvolvimento Econômico
Vencedores do Festival de Música Gospel da Unimontes farão abertura do show do cantor Fernandinho no evento “Louvor nos Montes”