Vereadores e titulares da Comissão Legislativa de Saúde Idelfonso Araújo e Néia Santos Silva em visita de cortesia ao reitor da Unimontes (Christiano Jilvan)

A gestão superior da Universidade Estadual de Montes Claros tem a plena disposição de fortalecer as ações do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF) como serviço genuinamente público e referência na assistência à saúde da população atendida de forma universal. Além disso, a proposta também é valorizar a condição do HUCF como hospital-escola.

O esclarecimento foi feito pelo reitor da Unimontes, professor Antonio Alvimar Souza, ao receber na tarde desta terça-feira (18/6), em visita de cortesia, os integrantes da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Montes Claros vereadores Delcineia Santos Silva (Neia do Criança Feliz) – vice-presidente da comissão –; e Ildefonso Araújo (relator).

“Toda ação em defesa de um hospital genuinamente público, referência em atendimento nas mais diversas áreas e na formação acadêmica e profissional de qualidade será bem-vinda”, explicou o professor Alvimar, ao destacar os números do HUCF, com os 540 mil procedimentos anuais, a formação de 300 profissionais de saúde/ano e as atividades de ensino para 1,2 mil alunos, especialmente nas áreas de saúde e de ciências aplicadas.

Na oportunidade, o reitor confirmou que o HUCF, justamente pelos avanços na melhoria da estrutura física e tecnológica, ainda necessita cobrir a demanda de pessoal, pedido formalizado ao governador Romeu Zema durante visita a Montes Claros, em março último, e que está em análise pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), do ponto de vista técnico e de impacto financeiro para a contratação temporária de 105 analistas universitários da saúde e técnicos em serviço de saúde.

A vereadora Néia Santos Silva se mostrou satisfeita com as informações repassadas pela gestão da Universidade e, como vice-presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, se colocou à disposição para reforçar o diálogo com o município e com o Estado para o melhor funcionamento da unidade. Na mesma linha, o vereador Idelfonso Araújo, que trabalhou durante 35 anos na área de Radiologia, elogiou a recepção na Unimontes e também se dispôs a contribuir com a melhoria da assistência à saúde da população.

Relacionadas

Prazo para renovação de matrículas para o primeiro semestre de 2025: 13 a 22 de janeiro
PA Campus segue aberto até dia 26 e retorna em fevereiro
Veja o que funciona na Unimontes durante o recesso
CIBio da Unimontes intensifica inspeções em laboratórios de pesquisa
S.A.J. Itinerante da Unimontes beneficia mais de 7 mil pessoas em 2024
III Feira do Livro Lido: Unimontes reforça a educação e inclusão social em Januária