Os 80 anos de existência do Tribunal de Contas do Estado de Minas Geraisestão sendo comemorados na tarde desta quarta-feira (9/9), em Belo Horizonte. Na oportunidade, o TCE realiza em sua sede a solenidade especial para a entrega do “Colar do Mérito da Corte de Contas – Ministro José Maria Alkmim” a 38 personalidades e cidadãos que prestam relevantes serviços à entidade. Também é concedida a medalha “80 Anos do TCE” a 15 conselheiros, entre aposentados, efetivos e substitutos.

O vice-governador de Minas Gerais, Antônio Andrade, participa do evento representando o governador Fernando Pimentel. O reitor da Universidade Estadual de Montes Claros, professor João dos Reis Canela, que foi condecorado com o Colar do Mérito do Tribunal de Contas do Estado em 2014, está presente à solenidade.

“Em nome da comunidade acadêmica da Unimontes, reconhecemos, com júbilo, a importante missão do Tribunal de Contas de Minas Gerais em seus 80 anos, como excelência no respeito aos cidadãos mineiros e na transparência à causa pública em nosso estado”.

Na oportunidade, o reitor da Unimontes reitera que, ao longo de seus 53 anos de história, a Unimontes se congratula pelas diversas parcerias com o TCE/MG, sendo, a mais recente, a realização do concurso público unificado para 60 prefeituras municipais do Norte de Minas. Este certame, celebrado também com parcerias com o Ministério Público de Minas Gerais, Ministério Público do Trabalho e a Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams), é inédito no Brasil.