O reitor Wagner de Paulo Santiago participou da cerimônia de entrega da Medalha Santos Dumont realizada na última segunda-feira (18/11). O evento ocorreu no município que leva o nome do “Pai da Aviação”, na Zona da Mata Mineira, e foi parte das comemorações pelos 151 anos de nascimento do inventor. Além de prestar tributo ao pioneiro da aviação, a entrega da medalha é um reconhecimento ao trabalho de diversas personalidades e organizações que, com suas ações, contribuem para o desenvolvimento e o bem-estar da comunidade mineira.

A Unimontes teve a honra de representada por servidores e ex-alunos que se destacaram em diferentes áreas. Os agraciados em 2024 foram: Cácio Xavier Pereira, diretor de jornalismo da InterTV (ouro); Andrey Soares de Oliveira, delegado da Receita Federal em Montes Claros (prata); Valter Nunes da Silva, auxiliar administrativo da Unimontes (bronze). A Associação Beneficente das Voluntárias Amigas do Hospital Universitário Clemente Faria de Montes Claros (Avahu) recebeu a medalha de ouro, sendo representada por Maria Luci Araújo Queiroz, técnica de enfermagem e voluntária da entidade.

Durante a cerimônia, o vice-governador, Professor Mateus, enfatizou a importância de valorizar o cuidado e a preocupação com o bem-estar do próximo, valores centrais da premiação, e, para isso, citou como exemplo o servidor Valter Nunes da Silva. “Valter, nosso motorista da Unimontes, procurou a direção da universidade para criar um programa, que agora já está de pé, de suporte e acompanhamento aos aposentados e pensionistas, uma ação de quem realmente se importa com o outro”, destacou o Professor Mateus.

O vice-governador também ressaltou a importância de Santos Dumont para Minas Gerais e a relevância da medalha, que homenageia um dos filhos mais ilustres do estado. “Aqui, hoje, nós premiamos dezenas de excepcionais exemplos nas áreas mais diversas, na educação, na saúde, na segurança, na ciência e eu espero que as pessoas que veem a medalha sendo entregue lembrem disso, cada uma das pessoas que recebeu aqui a medalha tem um exemplo pra dar e que merece ser seguido”, afirmou.

A distinção concedida à Unimontes reconhece sua contribuição essencial para o avanço acadêmico e profissional da região e do estado, além de destacar o papel da universidade na formação de talentos que impulsionam o progresso do conhecimento e da inovação.

Sobre a Medalha

Criada em 1956, a Medalha Santos Dumont é uma das mais tradicionais honrarias do estado, concedida a indivíduos e instituições que se destacam pelo impacto positivo em Minas Gerais. Em 2024, a condecoração foi atribuída a 130 pessoas e organizações, distribuídas em três graus: Ouro, Prata e Bronze.

Relacionadas

Prazo para renovação de matrículas para o primeiro semestre de 2025: 13 a 22 de janeiro
PA Campus segue aberto até dia 26 e retorna em fevereiro
Veja o que funciona na Unimontes durante o recesso
CIBio da Unimontes intensifica inspeções em laboratórios de pesquisa
S.A.J. Itinerante da Unimontes beneficia mais de 7 mil pessoas em 2024
III Feira do Livro Lido: Unimontes reforça a educação e inclusão social em Januária