order Arial, Helvetica, sans-serif”>

O reitor da Universidade Estadual de Montes Claros, professor João dos Reis Canela, participou na manhã desta quarta-feira (13), na Cidade Administrativa, da solenidade de assinatura do Plano de Metas do Programa Poupança Jovem para 2011. O ato foi presidido pelo governador Antonio Anastasia, com a participação de prefeitos e representantes dos municípios atendidos pelo programa.

Em Montes Claros, por intermédio de convênio celebrado com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) em janeiro último, o programa Poupança Jovem é coordenado pela Unimontes, com o atendimento de cerca de 9 mil estudantes do ensino médio da rede pública estadual.

O Plano de Metas 2011 assinado nesta quarta-feira pelo Governo de Minas contempla ações e prazos estabelecidos pela Coordenação Estadual do programa. A finalidade é dinamizar o monitoramento e avaliação das ações gerenciais, pedagógicas e administrativas que fazem parte das rotinas de trabalho do Poupança Jovem.

Ao final da solenidade, o professor João Canela reiterou a condição do programa como instrumento eficaz de inclusão e de combate aos riscos sociais, além de incentivar os jovens para a escolha de uma carreira profissional.

CRITÉRIOS

Todas as ações são avaliadas a partir de critérios estabelecidos no âmbito do programa, gerando uma pontuação que resultará no posicionamento do município dentro do Índice Geral de Execução. Em 2010, Sabará obteve a maior pontuação, com desempenho de 88% na execução das metas. A média das oito cidades participantes do programa foi de 75%.


Em 2011, o Plano de Metas do Poupança Jovem contará com 37 ações, entre as quais avaliação da equipe técnica que desenvolve o programa nos municípios, prazo de início das atividades, previsão de adesão de novos alunos, acompanhamento de frequência e regularização da documentação dos estudantes.

O PROGRAMA

O Programa Poupança Jovem é destinado a estudantes do ensino médio público estadual que residem em locais com alto índice de evasão escolar, violência ou baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Atualmente, está presente em oito municípios mineiros, atendendo mais de 50 mil estudantes: Esmeraldas (2.005), Ibirité (5.557), Sabará (2.623) e Ribeirão das Neves (11.558), na Região Metropolitana de Belo Horizonte; Juiz de Fora (8.106), na Zona da Mata; Governador Valadares (8.346), no Vale do Rio Doce; Montes Claros (9.040), no Norte de Minas, e Teófilo Otoni (3.118), no Vale do Jequitinhonha.

A cada ano letivo concluído, o estudante recebe benefício de R$ 1 mil. Ao final de três anos, são depositados pelo Governo de Minas, na conta do estudante, R$ 3 mil. Só terá direito ao recurso o aluno que concluir regularmente o ensino médio no município atendido e cumprir as metas e obrigações estipuladas pelo programa.

O estudante deverá participar de atividades de aprendizagem de caráter cultural, esportivo, comunitário e de prevenção à criminalidade, respeitar colegas, professores e funcionários da escola. No período, o aluno não poderá ter envolvimento com atos de violência, brigas e drogas.

Ao longo da formação no ensino médio, os estudantes participam de atividades extracurriculares oferecidas pelo Poupança Jovem, como cursos de capacitação profissional, inclusão digital. A proposta é estimular a capacidade dos jovens de planejar o futuro, aspirações pessoais, profissionais, planejamento financeiro e a criar melhores condições de ingresso no mercado de trabalho.

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia