“Este é um momento indelével, no qual renovamos o nosso compromisso com a cidadania, o esforço para servir numa sociedade que precisa ser mais justa”. A afirmação foi feita pelo reitor da Universidade Estadual de Montes Claros, professor João dos Reis Canela, durante a solenidade em que recebeu a Medalha de Honra a Montes Claros – Vereador Ivan José Lopes –, entregue pela Câmara Municipal, nessa terça-feira (3/07).

Participaram dirigentes, professores e acadêmicos da Unimontes, autoridades jurídicas, militares e civis, além de representantes de entidades classistas de Montes Claros. A solenidade marcou a comemoração do 155º aniversário de emancipação político-administrativa da cidade.

GALERIA DE FOTOS

Cunhada em ouro, a medalha é a mais importante condecoração do Município, conferida pelo Legislativo montes-clarense às pessoas com efetiva contribuição e serviços prestados ao crescimento do município. A entrega acontece sempre durante as comemorações do aniversário da cidade, sendo homenageada sempre uma pessoa por ano.

“MOMENTO INDESCRITÍVEL”

Reitor João Canela“Ser homenageado na própria terra é indescritível e nem sempre as palavras conseguem transcrever os sentimentos. Confesso essa minha emoção. Agradeço de maneira coletiva a todos aqueles que fizeram e ainda fazem parte dos 50 anos de história da Unimontes na disseminação do ensino de qualidade e da promoção social em suas várias formas. Todos vocês fazem parte desta homenagem”, descreveu o reitor João Canela, que esteve acompanhado da esposa Olívia Coutinho Canela e familiares.

O vereador Antonio Silveira, também médico e professor universitário, fez a leitura do currículo do reitor João dos Reis Canela e, ao justificar a homenagem, aprovada em unanimidade pelo plenário, ressaltou que os “motivos são justos e indubitáveis para a entrega da mais alta comenda do Legislativo Municipal”. A vereadora Rita Vieira, secretária da Casa, fez a leitura do histórico de Montes Claros.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Valcir Soares da Silva, destacou que, à frente de uma das mais respeitadas universidades públicas do País, o professor João Canela dá continuidade em ritmo intenso “às profundas transformações sociais, culturais, políticas em Montes Claros e por extensão em todo o Norte de Minas”.

Confira na íntegra o pronunciamento do reitor