Durante a visita, ficou estabelecida uma parceria com a educadora para a ampliação da internacionalização da universidade

O reitor da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), professor Wagner de Paulo Santiago, recebeu, na manhã desta terça-feira (28/09), a visita de cortesia da professora Maria da Consolação Magalhães Figueiredo Cowen (Mary Figueiredo), que juntamente com as professoras Isabel Rebello de Paula, Maria da Consolação de Magalhães Figueiredo (Baby Figueiredo), Maria Florinda Ramos Marques e Maria Dalva Dias de Paulo foram responsáveis pela implantação do ensino superior no Norte de Minas, com a instalação dos cursos de licenciatura em História, Pedagogia, Letras e Geografia, na então Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (Fafil), hoje Centro de Ciências Humanas (CCH), dando origem a Unimontes.

O reitor da Unimontes, Wagner de Paulo Santiago junto da professora Maria da Consolação Magalhães F. Cowen (Mary Figueiredo) e da Coord. do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unimontes, Francely Aparecida dos Santos – Foto: Alex Sezko.

Durante a visita, ficou estabelecida uma parceria com a educadora para a ampliação da internacionalização da universidade. O reitor da Unimontes e a professora Mary Figueiredo definiram as primeiras ações para possíveis intercâmbios com o sistema educacional da Inglaterra, aproveitando a vasta experiência da professora Mary Figueiredo, que atuou por anos no ensino superior inglês. Entre as propostas estão o intercâmbio de professores e a possibilidade de cursos direcionados para a área de educação e de pesquisa.

A coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unimontes, professora Francely Aparecida dos Santos, participante da reunião, enalteceu a possibilidade dessas parcerias, principalmente para a área de educação. O Núcleo de Intercâmbio e Cooperação Institucional da Unimontes e a professora Mary Figueiredo definirão, nas próximas semanas, estratégias e diálogos para a deliberação de um plano para a ampliação da internacionalização da Unimontes.

VISIONÁRIAS – O reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago, aproveitou a visita para enaltecer a iniciativa das professoras Maria da Consolação Magalhães Figueiredo Cowen (Mary Figueiredo), Isabel Rebello de Paula, Maria da Consolação de Magalhães Figueiredo (Baby Figueiredo), Maria Florinda Ramos Marques e Maria Dalva Dias de Paulo na implantação dos cursos superior no Norte de Minas, marco que completa 60 anos em 2024.

“A Unimontes tem uma dívida impagável com essas professoras visionárias, que foram as responsáveis pela transformação de toda uma região, trabalhando de forma árdua e obstinada para implantar o ensino superior no Norte de Minas”, ressaltou o reitor.

Relacionadas

Representantes da Unimontes serão homenageados com a Medalha da Inconfidência – cerimônia acontecerá em Ouro Preto
Hospital Universitário recebe secretário e procurador do município para debater melhorias nos serviços de saúde
Representantes da ETS do CEPT/Unimontes participam de oficina nacional para formação de tutores do SUS
Curso de Medicina da Unimontes é o melhor de Minas Gerais, aponta o Enade/2023
Unimontes tem 55 acadêmicos beneficiados pelo Pé de Meia Licenciaturas – Segunda chamada já está aberta
Editora Unimontes lança livro sobre humor e violência da ditadura militar, a partir de contos e crônicas de Veríssimo