O reitor da Unimontes professor Antonio Alvimar Souza foi condecorado, na noite desta segunda-feira (22), pelo prefeito de Lagoa Santa Rogério César de Matos Avelar com a Medalha Doutor Peter Lund. A medalha demonstra o reconhecimento do município pelos trabalhos prestados pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Criada em 2012 pela lei municipal 3.285, a medalha é conferida a pessoas físicas e jurídicas  que contribuíram para o desenvolvimento do município, destacando a relevância de seu patrimônio histórico e cultural. A homenagem foi prestada por indicação do Executivo de Lagoa Santa. Em virtude da pandemia da Covid-19, a solenidade cumpriu todas as normas de prevenção, com distanciamento mínimo entre os participantes, restrição de acesso do público, uso obrigatório de máscaras e teve a presença de profissionais da área de saúde para a permanente higienização das mãos e do ambiente.

“Compreendo que essa homenagem expressa o trabalho coletivo da Unimontes, que busca sempre o desenvolvimento da sociedade por meio da educação, da ciência e da prestação de serviços, melhorando as condições de vida das pessoas, sendo um braço avançado do Estado nas regiões em que atua”, disse o reitor, após a solenidade na quadra da Escola Municipal Professora Claudomira, no Bairro Vila Pinto Coelho, em Lagoa Santa.

“É o reconhecimento do trabalho dos professores, servidores técnico-administrativos e acadêmicos comprometidos com o desenvolvimento de nossas cidades, um compromisso que deve ser permanente”, reforçou.

Durante pronunciamento, o prefeito de Lagoa Santa, Rogério César de Matos Avelar, destacou que os homenageados influenciaram positivamente as pessoas, cada um em sua área, seguindo o exemplo de Peter Lund, fazendo parte da história do município pela ação efetiva, projetando nacional e internacionalmente o município de Lagoa Santa. Destacou as expressivas descobertas científicas feitas por Lund na cidade, com visão à frente do seu tempo, influenciando as pessoas a amar e a trabalhar em prol do município. “Como Peter Lund, vocês fazem parte da história de Lagoa Santa, sendo referências positivas para as pessoas com o conhecimento em busca da melhoria da comunidade”, enaltece.

BRASIL PROFISSIONALIZADO

Lagoa Santa é uma das 13 sedes do projeto Brasil Profissionalizado, desenvolvido pela Unimontes com a construção de escolas para a oferta de cursos técnicos. O prédio do município já está concluído e, neste momento, acontecem entendimentos entre a Prefeitura, Governo do Estado de Minas Gerais e Governo Federal para definir os aspectos funcionais, como a oferta de cursos técnicos, contratação de pessoal e aquisição de mobiliário. A Unimontes, por meio do Centro de Educação a Distância (CEAD), prevê iniciar no segundo semestre os cursos de licenciatura em Educação Física e licenciatura em Letras Inglês no município, enquanto outros já foram finalizados.

Unimontes mostra atividades de extensão em estande compartilhado na 50ª Expomontes
Biblioteca Central da Unimontes recebe exposição bibliográfica “Cerpopular: educação popular, gênero e relações étnico-raciais”
Professor e pesquisador da Unimontes, Hercílio Martelli Júnior é nomeado para o Comitê de Assessoramento do CNPq
II Congresso Internacional da Unimontes vai discutir o tema “Educação e Sustentabilidade”