O primeiro dia de atividades no 9º Fórum de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão(9º Fepeg), da Universidade Estadual de Montes Claros, contou com as visitas do reitor, professor João dos Reis Canela, e do vice-reitor, professor Antonio Alvimar Souza, aos espaços temáticos no campus-sede. Maior evento institucional, o Fórum será realizado entre esta quarta-feira e o próximo sábado (26/9), no campus-sede, com a participação direta de 4,3 mil pessoas e a apresentação de 2,4 mil trabalhos científicos, além de palestras, apresentações culturais e sessões de cinema.

Na área entre os prédios 2 e 3, por exemplo, com tendas e estandes, estão disponibilizados vários serviços, programas e projetos desenvolvidos pela Unimontes, com o objetivo de interagir a academia com a comunidade regional. E na quadra 1, do Centro Esportivo Universitário, acontece a apresentação dos trabalhos científicos na forma de pôsteres.

DasNeves destaque“Acho muito bom ter a oportunidade de mostrar as minhas peças artesanais justamente na Unimontes, que é uma Universidade tão respeitada na região”, disse artesã Francisca Gonçalves de Souza conhecida como dona “Das Neves”, que veio da comunidade quilombola de Buriti do Meio, município de São Francisco (Norte de Minas). Ela está no Fepeg a convite da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Unimontes (ITCP).

O reitor João Canela e o vice-reitor Antonio Alvimar também visitaram o espaço do “Núcleo Educar” (que centralizou os serviços das áreas de tecnologias digitais), a áreas da Coordenadoria de Apoio ao Estudante (CAE), da Pró-Reitoria de Extensão, e os espaços do Centro de Educação a Distância (CEAD) e da Coordenadoria de Extensão Cultural. Alunos do ensino básico de escolas públicas também visitaram o espaço da CAE.

TRABALHOS CIENTÍFICOS

Thais destaqueNa quadra 1, eles tiveram a oportunidade de observar e conhecer diversos trabalhos científicos de acadêmicos da Unimontes e de outras instituições de ensino. “A riqueza e a importância dos trabalhos de pesquisa apresentados aqui estimulam a comunidade acadêmica. São trabalhos de altíssimo nível que merecem ser explorados e conhecidos”, afirmou o reitor João Canela.

A acadêmica Thaís Ribeiro Delfino, do 3º período do curso de Educação Física da Unimontes, teve a oportunidade de divulgar seu estudo sobre a avaliação de desempenho muscular que ajuda a compreender a instabilidade no tornozelo em caso de lesões. “Acompanhamos 34 adultos considerados jovens, que foram divididos em dois grupos, com e sem históricos de lesões. A avaliação foi feita a partir do aparelho dinamômetro isocinético, com a possibilidade de medir o pico de torque (o uso da força)”.

DayaneCF destaqueJá a acadêmica Dayane Christina Ferreira, do 8º período de Ciências Biológicas, apresentou dois estudos na modalidade pesquisa, ambos sobre a incidência e peculiaridades das colônias de cupins na área de cerrado, no município de Jequitaí (Norte de Minas). “A pesquisa investiga a anatomia dos cupins, os hábitos, a característica das colônias como o tamanho, a população e a incidência de invasores nestes cupinzeiros, seja como predadores ou mesmo moradores”, explica a jovem pesquisadora.

Marianes destaqueGraduada pela Unimontes, a bióloga Mariane Maia Sepúlveda apresentou a pesquisa resultante de sua monografia sobre o potencial alelopático da espécie Banisteriopsis pubipetala, típica do cerrado e que apresenta características, por meio de extratos, de um herbicida natural. “A partir do perfil fitoquímico, desenvolvemos um extrato para aplicação como herbicida numa produção de alface. Percebi que, quanto mais concentrada a formulação, mais eficiente em inibir a germinação”, explica a jovem, que foi orientada pelos professores Dario Alves de Oliveira e Vanessa de Andrade Royo.

O 9º Fepeg tem uma ampla programação, que está disponível no site oficial do evento: www.fepeg.unimontes.br. As palestras são transmitidas ao vivo pela WEB TV Fepeg – www.fepeg.unimontes.br/tv.

PALESTRA DE ABERTURA

A palestra de abertura será proferida logo mais às 19h30 pelo presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), professor Evaldo Ferreira Vilela, com a abordagem do tema “A Humanização na Ciência, na Tecnologia e na Inovação”. Será na quadra 1, do Centro Esportivo, no campus-sede em Montes Claros.