Em discussão proposta de informatização do cadastro de imóveis no município

A Prefeitura de Montes Claros implantará um projeto de informatização do cadastro de imóveis do município. Para isso, pretende contar com o suporte técnico e com a atuação de estagiários e professores do curso de Sistemas de Informação e de Engenharia de Sistemas da Universidade Estadual de Montes Claros. Este foi um dos assuntos discutidos durante a visita de cortesia do reitor da Unimontes professor Antonio Alvimar Souza ao prefeito Humberto Souto, realizada tarde de quinta-feira (21/2).

O reitor esteve acompanhado da vice-reitora, professora Ilva Ruas Abreu, pró-reitores e alguns integrantes da equipe da gestão superior da Universidade. O professor Alvimar destacou que a proposta da atual gestão (empossada em dezembro de 2018) é incrementar as ações conjuntas com outras instituições, em especial da Prefeitura de Montes Claros, uma das mais antigas e mais importantes parceiras da Universidade. Ele também enalteceu o trabalho do prefeito Humberto Souto, um grande benfeitor da universidade ao longo de sua trajetória de homem público.

“Queremos contribuir com o município na busca das melhorias para a população, como forma de aproveitar o potencial dos professores e alunos dos nossos cursos nas diferentes áreas do conhecimento, seja na saúde, no serviço social ou na área econômica”, enfatizou o reitor.

VÍNCULO HISTÓRICO

encontro-reitor-unimontes

Reitor esteve acompanhado da vice-reitora, professora Ilva Ruas Abreu (fotos: Andrey Librelon/Unimontes)

O prefeito Humberto Souto lembrou-se das ações que realizou em prol da Unimontes ao longo da sua vida pública, desde a época da antiga Fundação Norte Mineira de Ensino Superior (FUNM), citando também os pioneiros da instituição. Ele enalteceu o papel preponderante da Universidade na formação profissional e o desenvolvimento socioeconômico do Norte de Minas.

“A Unimontes é a instituição mais importante, a coisa mais sublime de Montes Claros e do Norte de Minas. Gera o saber, com conseqüências históricas do ponto de vista intelectual, profissional e cultural para toda uma região. As pessoas precisam ter consciência desta importância da universidade. Montes Claros e região precisam ter um orgulho muito grande da Unimontes por tudo que ela representa”, declarou o chefe do executivo.

Durante o encontro, realizado no Gabinete do Prefeito, Humberto Souto fez um balanço dos projetos e obras implementados pela administração municipal. Ele disse que, para continuar e aprimorar os programas em busca de melhoria e eficiência na gestão pública, pretende contar com o apoio da Unimontes. “A Universidade representa a inteligência, o maior centro de formação profissional”, enfatizou.

CADASTRO E POLICLÍNICA

Ele anunciou que uma de suas metas para modernizar a gestão da prefeitura é a informatização do cadastro de imóveis do município. Nesse sentido, analisa a proposta de formalização de um convênio com a Unimontes, com a interveniência da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino Superior do Norte de Minas (Fadenor), para que o cadastro de imóveis venha ser informatizado com a contratação de estagiários dos cursos de Sistemas de Informação e de Engenharia de Sistemas da Universidade Estadual de Montes Claros, sob a orientação dos professores. O assunto deverá discutido em novas reuniões entre a Unimontes e a administração municipal, envolvendo também as respectivas equipes técnicas.

Ainda durante a reunião foram abordadas também as atividades conjuntas entre a Unimontes e a Prefeitura na área de saúde. Uma das propostas é a parceria para que o prédio da antiga “Policlínica da Famed”, situado na Rua Doutor Veloso (Centro), venha receber serviços de atendimento à saúde instalados pela Secretaria Municipal de Saúde.

Em recente encontro no campus-sede, a proposta foi apresentada oficialmente à Unimontes pela secretária de Saúde, Dulce Pimenta, uma equipe do Município visitou antiga policlínica, com objetivo de avaliar quais os serviços poderão ser instalados no local, o que poderá facilitar a assistência à clientela do Serviço Único de Saúde (SUS).

EQUIPE DA GESTíO SUPERIOR: Além da vice-reitora Ilva Ruas Abreu, acompanharam o reitor Antonio Alvimar Souza no encontro com o prefeito Humberto Souto os pró-reitores Helena Amália Papa (Ensino), Paulo Eduardo Gomes de Barros (Extensão), José Reinaldo Mendes Ruas (Pesquisa), Aloysio Afonso Rocha Vieira (Planejamento, Gestão e Finanças) e André Luiz Sena Guimarães (Pós-Graduação).

Também participaram do encontro o chefe de Gabinete, Alysson Danilo Dantas Silva; o assessor de Gestão Estratégica, Otávio Braga; a superintendente do Hospital Universitário Clemente de Faria, Priscilla Izabella Fonseca de Menezes, o chefe do Cerimonial, Alex Sezko, e os jornalistas da Assessoria de Comunicação Social Andrey Librelon, Christiano Jilvan e Luiz Ribeiro.