O reitor da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), professor João dos Reis Canela, foi empossado como integrante do Conselho Curador da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais(Fapemig). A solenidade aconteceu nessa terça-feira (22/8), na sede da Fundação, em Belo Horizonte, com a presença do presidente da Fundação, Evaldo Ferreira Vilela. O ato de nomeação, assinado pelo governador Fernando Pimentel, foi publicado no Diário Oficial “Minas Gerais” em 28 de junho.

Presidido pelo professor Virmondes Rodrigues Júnior, reitor da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), o Conselho Curador é o órgão máximo da Fapemig. Define a política geral da Fundação, delibera sobre o plano de ação e o orçamento anual, assim como sobre suas eventuais modificações, e orientações na política patrimonial e financeira da Fapemig – entre outras atribuições.

O conselho é integrado por representantes das universidades e instituições de ensino e de pesquisa de Minas Gerais. Eles têm mandato de quatro anos, renovável por igual período. Desta forma, o professor João dos Reis Canela tem mandato no Conselho Curador da Fapemig até 27 de junho de 2021.

Posse-Fapemig1

“A expectativa é de que, com a nossa atuação no Conselho Curador da Fapemig, possamos contribuir ainda mais com o avanço da investigação científica e com o crescimento da pós-graduação Stricto sensu na Unimontes”, afirma o reitor João Canela.

Ele ressalta que a Fapemig é o principal órgão de fomento da pesquisa e da pós-graduação no Estado. Destaca que a Fundação é uma das grandes parceiras da Universidade Estadual de Montes Claros e assegura o apoio necessário para expansão dos projetos de pesquisa e para a melhoria da capacitação docente e dos programas de mestrado e doutorado da instituição.

Relacionadas

Reitor aborda desafios do atual momento da Unimontes e convoca: “Precisamos expandir nossas ações”
NIC/Unimontes oferece 225 vagas em oito cursos presenciais de inglês
Pesquisa da Unimontes avalia condições de saúde dos quilombolas
Reitores da Unimontes e UEMG discutem ações conjuntas
Filosofia: agenda em maio terá laboratório com debate sobre currículo e defesas de dissertações
Unimontes entre as convidadas para audiência pública da Frente Parlamentar em Defesa da Ciência, na Assembleia