Em pauta: apoio às demandas da comunidade acadêmica.

Em pauta: apoio às demandas da comunidade acadêmica.

O reitor da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), professor Wagner de Paulo Santiago, recebeu nesta sexta-feira (26/07), no Gabinete da Reitoria, a visita de cortesia do presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Tadeu Martins Leite. Na oportunidade, o reitor Wagner de Paulo Santiago agradeceu ao presidente da Assembleia pelo apoio às demandas da Universidade e da comunidade acadêmica, destacando que a instituição conta com a atenção e o trabalho de todos os parlamentares da sua área de abrangência.

O professor Wagner de Paulo Santiago lembrou que o deputado Tadeu Martins Leite é um grande benfeitor da Unimontes, sendo o autor da emenda à Lei Estadual nº 22.929/2018, que criou a obrigatoriedade do percentual mínimo de recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) para as duas universidades públicas estaduais mineiras, contemplando também a Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).

A lei estabelece que “dos recursos atribuídos à Fapemig, correspondentes a, no mínimo, 1% da receita corrente ordinária do Estado e por ela privativamente administrados”, o percentual mínimo de 40% será destinado “ao financiamento de projetos desenvolvidos por instituições estaduais”. Também preconiza que o percentual mínimo de 20% dos recursos da Fapemig deve ser investido no “custeio de programas e projetos de ensino, pesquisa e extensão, com ênfase em ciência, tecnologia e inovação, alinhada às políticas públicas do Estado sob implementação da Unimontes e pela UEMG”.

“A nova legislação, elaborada a partir da demanda do deputado Tadeu Martins Leite, mudou a história da Unimontes no que se refere a recursos para a pesquisa na instituição”, afirmou o professor Wagner de Paulo Santiago.

Ele também enalteceu a liderança e o trabalho de articulação do presidente da Assembleia no encaminhamento dos pleitos da Unimontes, na busca de mais recursos do Governo do Estado para a universidade e também para o Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF).

Por sua vez, o deputado Tadeu Martins Leite ressaltou a importância da parceria entre a Assembleia Legislativa de Minas Gerais e a Unimontes. Destacou que, por meio da ação conjunta, em junho, foi realizado no campus-sede da universidade o quinto encontro regional do “Seminário Técnico Crise Climática em Minas Gerais: Desafios na Convivência com a Seca e a Chuva Extrema”, iniciativa da ALMG. O seminário tem como objetivo buscar soluções capazes de minimizar os impactos da crise climática.

Ainda durante a visita, o presidente da Assembleia Legislativa cumprimentou o reitor Wagner de Paulo Santiago pelo trabalho desempenhado, reiterando a sua disposição de continuar apoiando as reivindicações da comunidade acadêmica. “Só ouço elogios sobre a atual gestão da Unimontes, desenvolvida de forma transparente e aberta”, afirmou o deputado Tadeu Martins Leite.

Relacionadas

Unimontes promove acolhida dos “calouros” com 60 anos ou mais
Unimontes realiza acolhida aos “calouros” aprovados no vestibular para pessoas com 60 anos ou +
Montes Claros e o Norte de Minas terão reforço na saúde pública com novas contratações no Hospital Universitário da Unimontes
Unimontes realiza outorga de grau no campus de Brasília de Minas
Aprovados no Processo Seletivo Vagas Remanescentes – Modalidade Pessoas Idosas 60 anos ou mais deverão fazer matrículas no período de 24 a 26 de julho/2024
Unimontes e ABA lançam livro sobre desmonte ambiental e violação de direitos