Em discussão acordos de cooperação com universidades lusitanas e a comemoração dos 500 anos de Luís de Camões

As possibilidades de intercâmbio entre a Universidade Estadual de Montes Claros e universidades de Portugal e outras parcerias com instituições lusitanas foram discutidas, na manhã desta quinta-feira (13/06), na Reitoria da Unimontes. A instituição recebeu a visita do cônsul de Portugal em Minas Gerais, Eurico de Matos.

O cônsul de Portugal foi recebido pelo reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago, em reunião no Gabinete da Reitoria. A reunião contou com a participação da coordenação do Núcleo de Intercâmbio e Cooperação Interinstitucional (NIC), professor Felipe Froes; do professor Márcio Jean Fialho de Souza, do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Unimontes; e do professor Roney Versiani Sindeaux, diretor técnico da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Superior do Norte de Minas (Fadenor); e Jorge Farinha, assessor da Fadenor.

O cônsul honorário de Portugal em Montes Claros, Alexandre Pires Ramos junto do reitor Wagner de Paulo Santiago e do cônsul de Portugal em Minas Gerais, Eurico de Matos – Foto: Neto Macedo Ascom Unimontes

O cônsul Eurico de Matos esteve acompanhado do cônsul honorário de Portugal em Montes Claros, Alexandre Pires Ramos; e dos representantes de clubes de Rotary e do Lions Clube Victor Hugo Marques Pina e professora Maria Florinda Ramos Marques, que foi uma das fundadoras dos primeiros cursos superiores do Norte de Minas, vinculados à Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (Fafil), unidade da antiga Fundação Norte Mineira de Ensino Superior (FUNM), atual Unimontes.

Na oportunidade, o reitor Wagner de Paulo Santiago agradeceu a visita do cônsul e fez uma apresentação da Unimontes, enaltecendo a importância da instituição para o desenvolvimento das regiões onde atua e do estado. “Acreditamos que o desenvolvimento passa pela educação. E a missão da nossa universidade é a de transformar as regiões de sua área de abrangência, que corresponde a 49% do território mineiro”, pontuou.

Ele ressaltou a importância dos acordos de cooperação com universidades portuguesas para o fortalecimento do processo de internacionalização da Unimontes. A instituição já possui acordos de cooperação com várias universidades de Portugal, para onde enviou professores e acadêmicos para realização de programas de intercâmbio, bem como cursos de mestrado, doutorado e pós-doutorado.

O coordenador do Núcleo de Intercâmbio e Cooperação Interinstitucional da Unimontes, professor Felipe Froes, solicitou ao cônsul Eurico de Matos para fazer ações no sentido de facilitar a assinatura de convênios e acordos de cooperação, a fim de viabilizar a integração, o intercâmbio e negócios entre a Unimontes e instituições de ensino e de pesquisa com universidades portuguesas.

Ele lembrou que a Universidade Estadual e outros organismos do Norte de Minas desenvolvem estudos e projetos em diversos setores nos quais podem ser firmados acordos de cooperação com instituições de Portugal. Entre essas áreas estão as ciências da saúde, ciências agrárias e da terra e a geração de energia solar fotovoltaica, que aproveita a luz solar, abundante na região.

O professor Márcio Jean Fialho de Souza, do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), destacou que a Unimontes é uma das instituições convidadas para participar comemorações dos 500 anos do poeta português Luís de Camões, que acontecem em 2024 – as atividades foram iniciadas em 4 de junho e vão até outubro.

A Unimontes participa das comemorações a convite da Matriz Portuguesa – Associação para o Desenvolvimento da Cultura e do Conhecimento. No próximo dia 15 de agosto, haverá um evento especial, organizado pela Universidade Estadual de Montes Claros, para marcar os 599 anos de Camões.

Foto: Ascom Unimontes

Grandiosidade da universidade

Ao participar da reunião com o cônsul de Portugal em Minas Gerais, a professora Maria Florinda Ramos Marques, lembrou dos tempos da criação dos primeiros cursos superiores do Norte de Minas, há 60 anos, e disse estar impressionada com o grande crescimento da universidade ao longo de seis décadas. “Hoje, vejo a gigante universidade em que se transformou a Unimontes, que alcança a sua internacionalização. A Universidade alcança uma dimensão que era inimaginável”, afirmou.

Ela enalteceu o trabalho da direção, dos professores, servidores, pesquisadores e alunos da Unimontes. “O que faz a Unimontes ser respeitada é a competência”, assegurou.

Por sua vez, o cônsul Eurico de Matos cumprimentou o reitor e a equipe da Unimontes pelo trabalho desempenhado. Ele ressaltou a importância da parceria entre a Universidade Estadual de Montes Claros e as instituições portuguesas, assegurando a disposição de contribuir para a assinatura de novos acordos de cooperação. Destacou ainda a relevância da participação da Unimontes na comemoração dos 500 anos do poeta Luís de Camões.

Uniopen – Unimontes recebe 3,8 mil alunos do ensino médio
Unimontes criou um novo curso de Cinema e Audiovisual.
Fachada do CEPT Unimontes
Unimontes abre 8 vagas para supervisores de cursos técnicos em diversas cidades
Núcleo de Investigação Socioambiental da Unimontes realiza visitas a comunidades tradicionais do Médio São Francisco junto com ex-vice-procuradora da República, docente da UnB
Unimontes publica o edital do PAES