Em discussão acordos de cooperação com universidades lusitanas e a comemoração dos 500 anos de Luís de Camões
As possibilidades de intercâmbio entre a Universidade Estadual de Montes Claros e universidades de Portugal e outras parcerias com instituições lusitanas foram discutidas, na manhã desta quinta-feira (13/06), na Reitoria da Unimontes. A instituição recebeu a visita do cônsul de Portugal em Minas Gerais, Eurico de Matos.
O cônsul de Portugal foi recebido pelo reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago, em reunião no Gabinete da Reitoria. A reunião contou com a participação da coordenação do Núcleo de Intercâmbio e Cooperação Interinstitucional (NIC), professor Felipe Froes; do professor Márcio Jean Fialho de Souza, do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Unimontes; e do professor Roney Versiani Sindeaux, diretor técnico da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Superior do Norte de Minas (Fadenor); e Jorge Farinha, assessor da Fadenor.
O cônsul Eurico de Matos esteve acompanhado do cônsul honorário de Portugal em Montes Claros, Alexandre Pires Ramos; e dos representantes de clubes de Rotary e do Lions Clube Victor Hugo Marques Pina e professora Maria Florinda Ramos Marques, que foi uma das fundadoras dos primeiros cursos superiores do Norte de Minas, vinculados à Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (Fafil), unidade da antiga Fundação Norte Mineira de Ensino Superior (FUNM), atual Unimontes.
Na oportunidade, o reitor Wagner de Paulo Santiago agradeceu a visita do cônsul e fez uma apresentação da Unimontes, enaltecendo a importância da instituição para o desenvolvimento das regiões onde atua e do estado. “Acreditamos que o desenvolvimento passa pela educação. E a missão da nossa universidade é a de transformar as regiões de sua área de abrangência, que corresponde a 49% do território mineiro”, pontuou.
Ele ressaltou a importância dos acordos de cooperação com universidades portuguesas para o fortalecimento do processo de internacionalização da Unimontes. A instituição já possui acordos de cooperação com várias universidades de Portugal, para onde enviou professores e acadêmicos para realização de programas de intercâmbio, bem como cursos de mestrado, doutorado e pós-doutorado.
O coordenador do Núcleo de Intercâmbio e Cooperação Interinstitucional da Unimontes, professor Felipe Froes, solicitou ao cônsul Eurico de Matos para fazer ações no sentido de facilitar a assinatura de convênios e acordos de cooperação, a fim de viabilizar a integração, o intercâmbio e negócios entre a Unimontes e instituições de ensino e de pesquisa com universidades portuguesas.
Ele lembrou que a Universidade Estadual e outros organismos do Norte de Minas desenvolvem estudos e projetos em diversos setores nos quais podem ser firmados acordos de cooperação com instituições de Portugal. Entre essas áreas estão as ciências da saúde, ciências agrárias e da terra e a geração de energia solar fotovoltaica, que aproveita a luz solar, abundante na região.
O professor Márcio Jean Fialho de Souza, do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), destacou que a Unimontes é uma das instituições convidadas para participar comemorações dos 500 anos do poeta português Luís de Camões, que acontecem em 2024 – as atividades foram iniciadas em 4 de junho e vão até outubro.
A Unimontes participa das comemorações a convite da Matriz Portuguesa – Associação para o Desenvolvimento da Cultura e do Conhecimento. No próximo dia 15 de agosto, haverá um evento especial, organizado pela Universidade Estadual de Montes Claros, para marcar os 599 anos de Camões.
Grandiosidade da universidade
Ao participar da reunião com o cônsul de Portugal em Minas Gerais, a professora Maria Florinda Ramos Marques, lembrou dos tempos da criação dos primeiros cursos superiores do Norte de Minas, há 60 anos, e disse estar impressionada com o grande crescimento da universidade ao longo de seis décadas. “Hoje, vejo a gigante universidade em que se transformou a Unimontes, que alcança a sua internacionalização. A Universidade alcança uma dimensão que era inimaginável”, afirmou.
Ela enalteceu o trabalho da direção, dos professores, servidores, pesquisadores e alunos da Unimontes. “O que faz a Unimontes ser respeitada é a competência”, assegurou.
Por sua vez, o cônsul Eurico de Matos cumprimentou o reitor e a equipe da Unimontes pelo trabalho desempenhado. Ele ressaltou a importância da parceria entre a Universidade Estadual de Montes Claros e as instituições portuguesas, assegurando a disposição de contribuir para a assinatura de novos acordos de cooperação. Destacou ainda a relevância da participação da Unimontes na comemoração dos 500 anos do poeta Luís de Camões.