A Câmara de Montes Claros realiza nesta terça-feira (3 de Julho), às 9h30, a Reunião Solene em comemoração ao 155º aniversário de emancipação político-administrativa do Município. Na oportunidade, haverá a entrega da Medalha Ivan José Lopes – de Honra a Montes Claros – ao reitor da Universidade Estadual de Montes Claros, professor João dos Reis Canela, aprovada por unanimidade.

Condecoração máxima do município, a comenda é concedida anualmente às pessoas com efetiva contribuição e serviços prestados ao progresso da cidade.

“Faço a análise do reconhecimento ao nosso trabalho com a concessão da Medalha de Honra a Montes Claros do ponto de vista da minha condição de cidadão e também como reitor da Unimontes. Sob os dois prismas, é profundamente honroso ser reconhecido pelo Poder Legislativo do Município”, afirma o reitor João Canela.

Ele salienta que a distinção é dividida com todos os professores, servidores técnico-administrativos e alunos da Universidade Estadual de Montes Claros, que comemora 50 anos de existência em 2012. “Portanto, trata-se de uma conquista coletiva”, avalia. João Canela acrescenta: “além de ser motivo de grande satisfação, a distinção representa a valorização da nossa atuação em defesa da ética e da moral”.

CURRÍCULO

Natural de Montes Claros, o professor João dos Reis Canela, 63 anos, é egresso da Universidade Estadual de Montes Claros, onde se graduou em Medicina pela segunda turma da antiga Faculdade de Medicina da Fundação Norte Mineira de Ensino Superior (FUNM). Durante 23 anos, integrou o Grupo de Terapia Intensiva do Hospital São Lucas de Montes Claros.

Além de clínico-geral, é professor-assistente do curso de Medicina da Unimontes nas áreas de clínica médica, doenças infecciosas e parasitárias. É, ainda, membro da Sociedade Brasileira de Bioética (SBB) e da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (SBMT). Atua como preceptor de Clínica Médica no Programa de Residência Médica do curso de Medicina, sendo, também, profissional do serviço ambulatorial de referência do Hospital Universitário.

Foi vice-reitor da Unimontes no período de 2006/2010, na gestão do reitor Paulo César Gonçalves de Almeida. Em dezembro de 2010, tomou posse como reitor da Universidade Estadual de Montes Claros para o mandato 2010/2014 na gestão que tem a professora Maria Ivete Soares de Almeida como vice-reitora.