O reitor da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), professor João dos Reis Canela, foi nomeado para o Conselho Curador da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). O ato de nomeação, assinado pelo governador Fernando Pimentel, foi publicado no Diário Oficial “Minas Gerais”, nesta quinta-feira (29/6).

O Conselho Curador é o órgão máximo da Fapemig, que define e aprova os projetos financiados pela fundação. Presidido pelo professor Virmondes Rodrigues Júnior, reitor da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), o conselho é integrado por representantes das universidades e instituições de ensino e de pesquisa de Minas Gerais.

O professor João dos Reis Canela destacou que a sua nomeação, além de representar uma honra pessoal, é uma conquista para a Unimontes, que volta a ter assento no Conselho Curador da Fapemig, principal órgão de fomento à pesquisa científica e tecnológica e à pós-graduação Stricto sensu no Estado.

“Sem dúvida, esta nomeação é de grande significado para toda comunidade acadêmica da Unimontes, por conta da atuação da Fapemig, que exerce o papel de vanguarda no desenvolvimento científico em Minas Gerais”, afirma João Canela, com o devido reconhecimento do Governo do Estado.

Ele ressalta que a Fapemig é uma das grandes parceiras da Universidade Estadual de Montes Claros. O órgão de fomento assegura o apoio necessário para expansão dos projetos de pesquisa e para a melhoria da capacitação docente e dos programas de mestrado e doutorado da instituição.

“Vamos discutir os projetos e as novas perspectivas da pesquisa e da pós-graduação com a comunidade acadêmica para o encaminhamento de futuras propostas ao Conselho da Fapemig”, informa o reitor. “Também agradecemos a confiança do governador do Estado, Fernando Pimentel”, afirma João Canela, cuja posse no Conselho Curador da Fapemig está marcada para 8 de agosto.