A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e a prefeitura de Almenara ampliaram os entendimentos para consolidar a parceria para o pleno funcionamento do campus no município. Durante o encontro com o reitor, professor Antonio Alvimar Souza, o prefeito Ademir Costa Gobira (PSD) apresentou a possibilidade da oferta de novos cursos de graduação na região. O encontro aconteceu na última terça-feira (10/5).

O prefeito Ademir Costa Gobira destacou a importância da Unimontes para Almenara e demais municípios do Vale do Jequitinhonha, e reforçou o interesse na manutenção da parceria com a Universidade. Propôs também a atualização do contrato e questões relacionadas à logísticas.

Por sua vez, o reitor Antonio Alvimar lembrou do compromisso mútuo e histórico entre o município e a Universidade para fomentar a educação superior naquele município. “Vamos reunir os nossos pares e demais gestores para analisar, com cautela, todos os detalhes de nossa atuação naquela importante região, onde a Unimontes tem sido uma extensão do Estado de Minas Gerais. É importante buscarmos novas parcerias que, futuramente, estabeleçam a sede efetiva e própria da universidade”, observa o reitor.

Foto: Wallace Sousa Ascom/Unimontes

Programa Multicampi e instalação provisória do campus

Durante o encontro com o prefeito, foi apresentada a proposta de realização do Programa Multicampi na cidade de Almenara. As atividades, ainda sem data definida, envolverão acadêmicos de vários cursos, inclusive aqueles ministrados no Campus Almenara. “Esta edição do Multicampi/Almenara será muito importante, pois oferecerá à população atividades educativas e sociais, além da oportunidade de conhecer outras frentes da Unimontes”, prevê o coordenador do Núcleo de Assistência Estudantil (NAE), Gilson José Fróes, que é vinculado à Pró-Reitoria de Extensão da Unimontes,.

Ainda na terça-feira (10/5), no período noturno, o reitor esteve no Campus Almenara e ministrou uma palestra para professores e alunos sobre a importância do ensino público superior e gratuito, bem como o “processo de metamorfoses que ocorre na vida humana”. Destacou a permanecia e o fortalecimento da Universidade na região e agradeceu aos professores pela dedicação e o zelo que têm como o serviço público naquele município.

Wallace Sousa Ascom/Unimontes

Também participaram da reunião em Almenara a secretária Municipal de Administração, Silvana Brina Martins Salgado; pela Unimontes, o assessor de Gestão Estratégica e Inovação, José Ótavio Braga, o coordenador do Campus Almenara, professor Ciro Carlos Antunes, e o coordenador do NAE/Unimontes, Gilson José Fróes.

Incubadora de Empresas da Unimontes lança edital para seleção de negócios a serem apoiados
Unimontes lança edital inédito com vagas para pessoas acima de 60 anos
Unimontes comemora 60 anos dos primeiros cursos superiores do Norte de Minas e homenageia suas fundadoras
Museu Regional da Unimontes tem apresentações musicais e palestras com acesso gratuito