Professor Jânio Marques Dias (C) durante posse, com o reitor João Canela e a vice-reitora Maria Ivete Soares de Almeida (Léia Oliveira)

“Os novos serviços estão em sintonia com as necessidades emergentes da Universidade para sua maior funcionalidade e melhoria da prestação de serviços à comunidade acadêmica e para a sociedade”. A análise foi feita pelo reitor da Universidade Estadual de Montes Claros, João dos Reis Canela, nessa terça-feira (8), ao empossar os novos dirigentes da instituição para as áreas de Educação a Distância, Gestão de Campi e Tecnologia da Informação, além da Editora Unimontes.

“A Unimontes vive um momento de renovação de idéias e ações. Estas novas funções são próprias ao perfil que a instituição alcançou e são indispensáveis para aumentar sua potencialidade como referência na educação superior”, completou o reitor.

Foram empossados o diretor do Centro de Educação a Distância (CEAD), professor Jânio Marques Dias; diretor de Documentação e Informações, professor Huágner Cardoso da Silva; diretor de Tecnologia da Informação, professor Raviane Pascoal de Souza; diretor de Gestão de Campi, Giulliano Vieira Mota, e o diretor da Editora Unimontes, professor Antônio Alvimar de Souza (Padre Alvimar).

FORTALECIMENTO

O professor Jânio Marques Dias assume o CEAD, órgão que substitui o Instituto Superior de Educação, até então responsável pela realização de diversos projetos da Unimontes no Estado, dentre os quais a oferta do curso Normal Superior e do Projeto Veredas na qualificação de professores da educação básica em pequenos municípios mineiros.

O novo centro, entre as várias ações, incorpora a gestão do programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), desenvolvido pela Unimontes em sua área de atuação. “Ter na universidade uma unidade própria para a Educação a Distância é como transformar um sonho em realidade, contribuindo com o fortalecimento de todo processo educacional na formação de novos profissionais, em especial em locais que ainda não contavam com acesso ao ensino superior”, analisou o professor Jânio Marques.

MELHORIA

Por sua vez, Giulliano Vieira Mota disse que se preparou para os desafios na gestão dos campi, “em sintonia com os objetivos da administração superior para a melhoria da infraestrutura e funcionamento pleno de todas as unidades da Unimontes” no Norte e Noroeste de Minas e Vale do Jequitinhonha.

O professor Huágner Cardoso considera a Diretoria de Documentação e Informações em posição estratégica dentro da Universidade, ao atuar diretamente no registro de seus fatos históricos. Já o diretor Raviane Pascoal de Souza destacou a autonomia que a nova unidade terá na execução de ações nas áreas de tecnologia e informação, com reflexos diretos na agilidade de serviços essenciais.

O professor Antônio Alvimar de Souza reforçou como missão da Editora Unimontes o incentivo à publicação das produções científicas, a partir dos trabalhos curriculares que cada graduação, pós-graduação e demais cursos da Unimontes têm. “Acreditamos que, com o envolvimento coletivo, a nossa Universidade, a partir de agora, poderá consolidar sua análise crítica em todas as suas áreas de conhecimento”, completou.

As novas unidades surgem a partir das determinações das leis delegadas 180 e 182, de 2011, e do decreto 45.536/2011, publicados no Diário Oficial “Minas Gerais” em janeiro último.