A Universidade Estadual de Montes Claros e o País vivem um momento de dificuldades e de restrições. Para superar as barreiras, é preciso a solidariedade e a união de todos. O apelo foi feito pelo reitor da Unimontes, professor Antonio Alvimar Souza, durante a solenidade de outorga de grau unificada, no campus-sede da instituição, na noite de segunda-feira (25/2).

“Estamos em um momento de muitas dificuldades. É o início de uma nova gestão na Universidade. Também é o início de um novo Governo no Estado de Minas Gerais, com restrições e apertos que são solicitados diariamente. Compreendemos que este é o momento em que todos deverão contribuir para que o País possa sair da grande crise que estamos vivendo. É preciso a colaboração de todos’,enfatizou.

Ele convocou a todos a lutarem pela Universidade. “Dessa forma, não temos como nos manter em nível de privilégios. É preciso que todos compreendam que precisamos nos mover. É um momento que somos chamados a construir juntos uma nova perspectiva para todos nós. Este é o grande desafio”.

Por outro lado, destacou o empenho da Reitoria em estabelecer o diálogo, no sentido de atender reivindicações da comunidade acadêmica, indistintamente. “A gestão da Universidade, nas pessoas do seu reitor e da vice-reitora Ilva Ruas, quer uma universidade cada vez mais aberta para todos. Estamos fazendo uma gestão de portas abertas, ouvindo a todos, escutando a todos, procurando nos empenhar ao máximo para que todas as pessoas sejam atendidas em suas demandas”.

>> MAIS FOTOS DA OUTORGA

O professor Antonio Alvimar Souza enalteceu, ainda, a importância de cada um lutar pelas melhorias na instituição, de maneira coesa, contribuindo de maneira responsável e solidária. “Estamos todos no mesmo barco, todo numa mesma nave e esta nave precisa ser conduzida com responsabilidade de todos nós. A responsabilidade de navegar em águas profundas e turbulentas é de cada um de nós. Se, nesse momento, um de nós resolver furar um buraco no casco, com certeza, todos morrerão afogados. Então, é o momento de grande solidariedade. é o momento que precisamos nos ajudar mutuamente”.

Outorga unificada 2019

A FUNÇÃO TRANFORMADORA DA UNIVERSIDADE

Ao se dirigir aos novos profissionais graduados pela Unimontes, o reitor Antonio Alvimar Souza assinalou a função transformada da universidade na vida dos cidadãos e na formação do ser humano.

“Ao chegarmos à universidade, não viemos aqui somente à procura de um diploma. A convivência na universidade nos torna mais sociáveis. A convivência com os mestres nos faz ter a percepção da necessidade de crescer e de aprimorarmos nossa cultura”, pontuou.

Ele enfatizou que a universidade atua em três perspectivas básicas na formação das pessoas. A primeira delas é contribuir para o desenvolvimento teórico do estudante, fazendo com que ele seja “capaz de ler com mais profundidade e de interpretar os textos e os autores que se dispõe a pesquisar”. Em seguida, “vem a competência prática, ou seja, fazer bem o que se propõe no universo da profissão escolhida”, disse.

“Por outro lado, mais do que competência teórica e prática, a universidade contribui para o desenvolvimento da nossa competência humana. Na verdade, não nascemos humanos, nos tornamos humanos. Esta é a grande tarefa que nós temos, a tarefa de nos humanizar mais a cada dia. A construção do ser humano é um grande desafio. Daí, então, ser esta a tarefa prioritária da universidade”, assegurou o reitor da Unimontes.

O professor Antonio Alvimar abordou, ainda, a entrada dos profissionais no mercado de trabalho. “Houve um tempo em que nossas situações estavam garantidas, um tempo em que parecia que o emprego já era certo, que pareceria que poderíamos ficar tranqüilos. Hoje, infelizmente, enfrentamos momentos turbulentos, em que todos os setores da sociedade – no mundo da cultura, da religião e das ciências e no mundo do conhecimento – exigem de cada de um de nós sabedoria para atravessar esse mundo com mais sensatez. É o momento da sensatez e da sabedoria. É preciso agir de forma paciente e com sabedoria”, recomendou.