“Trabalhei durante sete anos como atendente de limpeza e depois como supervisora do setor de higiene na Santa Casa de Montes Claros. Graças à Universidade Estadual de Montes Claros consegui fazer o curso técnico de Gerência em Saúde, que vai ajudar muito a minha vida profissional. Por isso, agradeço a todos por esta oportunidade tão valiosa”. As palavras são de Sônia Pereira Rodrigues, uma das formandas do curso técnico em Gerência em Saúde, concluído nessa quarta-feira (30/9).

Em sua quarta turma, o curso foi desenvolvido com recursos próprios da Universidade Estadual de Montes Claros, com a capacitação de 16 novos profissionais da área da saúde que já atuam em hospitais de Montes Claros e em unidades da Secretaria Municipal de Saúde. Com um ano e meio de duração, os trabalhos foram coordenados pela Escola Técnica de Saúde, vinculada ao Centro de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT), da Unimontes.

A solenidade de formatura foi realizada no auditório do CEPT, presidida pelo reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela. Ele ressaltou a importância da qualificação adequada para os profissionais do setor, parabenizou a todos e destacou que a Universidade estará sempre lutando a favor de novas possibilidades e incentivo de cursos de capacitação.

Sonia cept“É indispensável que estes profissionais não sejam apenas capacitados, mas que compreendam a importância do cuidado com o semelhante. Precisamos direcionar as ações de saúde no contexto da humanização e isto se faz com a contribuição de cada profissional”, disse o reitor.

VALORES PROFISSIONAIS

O diretor do Centro de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT), professor Geraldo Antônio dos Reis, reforçou a necessidade de investimentos em cursos técnicos em todo País e, especialmente, nas regiões Norte de Minas e Vales do Jequitinhonha e do Mucuri. “Passamos por um momento importante com a valorização da educação profissional. Precisamos investir ainda mais já que ainda existe uma carência de técnicos em várias áreas profissionais. A Unimontes cumpre o seu papel como incentivadora de cursos técnicos beneficiando a população regional”, disse.

Os novos Técnicos em Gerência em Saúde irão atuar em áreas administrativas dos hospitais de Montes Claros e unidades da Secretaria Municipal da Saúde. O professor Geraldo Reis apresentou números do CEPT, com mais de 20 mil profissionais formados em diversas áreas. “Os novos projetos podem estimular mais qualificações como o Pronatec, com 2,5 mil matrículas de jovens”, acrescentou.

PRESENTES

Participaram da solenidade de formatura a coordenadora do Curso Técnico em Gerência em Saúde, professora Zaida ngela Marinho Crispim; a coordenadora pedagógica do CEPT, professora Jacqueline Maia Lima; o diretor administrativo do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), professor Márcio Antônio Alves Veloso; a secretária do CEPT, Patrícia Ataíde, além de professores, servidores e familiares.