A Universidade Estadual de Montes Claros passou a integrar oficialmente a estrutura da Secretaria de Estado de Educação (SEE). Antes, a Unimontes era vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes). A mudança está prevista na Lei 23.304, da reforma administrativa do Estado, assinada pelo governador Romeu Zema e publicada no Diário do Executivo “Minas Gerais”, na última sexta-feira (31), após aprovação de Projeto de Lei pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Por meio da reforma administrativa, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes) foi extinta, com parte de suas ações sendo assumidas pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), que conta com a Subsecretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação.

A Unimontes foi transferida para a Secretaria de Estado de Educação juntamente com a Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Ainda dentro da reforma administrativa, a SEE passou a contar com a Subsecretaria de Ensino Superior, dividida em duas diretorias.

Projeto de Lei pela passou pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG )
Foto: Divulgação

O reitor da Unimontes, professor Antônio Alvimar Souza, ressalta que as perspectivas com a transferência da Universidade para a Secretaria de Estado de Estado de Educação são muito positivas. “Esperamos manter o bom diálogo que sempre tivemos com o Governo do Estado, implementando ações voltadas para melhor atender a população das áreas de atuação da Unimontes, expandindo as atividades do ensino,  pesquisa, extensão e da prestação de serviços”, assegura o reitor.

O professor Antônio Alvimar Souza lembra também que a gestão superior da Unimontes já iniciou entendimentos com a secretária de Estado de Educação, Júlia Figueiredo Goytacaz Sant’Annna. Em 13 de março passado, a secretária de Educação visitou a Universidade. Na oportunidade, conheceu os números e a estrutura da universidade. Foram discutidas ações estratégicas que poderão ser desenvolvidas entre a instituição e a SEE.

A estrutura da Unimontes

Com um orçamento anual de R$ 311,3 milhões, a Unimontes conta 1.116 professores e 1.329 servidores técnico-administrativos efetivos, com o total de 2.455 colaboradores. Além das atividades de ensino, pesquisa e extensão, a Instituição presta assistência de qualidade  à saúde da população por meio do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), único da cidade com atendimento 100% gratuito, bancado exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A Universidade atua, prioritariamente, numa  região que corresponde a 40% da área total do Estado de Minas Gerais, incluindo as regiões Norte e Noroeste de Minas e os Vales do Jequitinhonha e do Mucuri. Alcança uma população que ultrapassa a dois milhões de habitantes.

Além do campus-sede, a instituição conta com os campi de Brasília de Minas, Espinosa, Janaúba, Januária, Pirapora, Salinas e São Francisco, no Norte de Minas; Almenara (Vale do Jequítinhonha); Paracatu e Unaí, no Noroeste do estado. Dispõe  dos núcleos avançados de Joaíma ( Vale do Jequitinhonha) e de Pompéu (Região Central do estado), além dos pólos de educação a distância nas diversas regiões mineiras.

A comunidade discente é formada, atualmente, por 12.765  alunos, com a seguinte divisão: cursos  de graduação presenciais (8.244), graduação a distância (900), técnico-profissionalizantes (1.365),  pós-graduação Lato sensu presenciais (459)), pós-graduação Lato sensu – a distância (1.200) e Stricto sensu  – mestrados e doutorados (597).

Nos cursos de graduação da Unimontes, são oferecidas anualmente 2.698 vagas. A instituição atingiu a marca de 55.131 profissionais graduados em seus diversos cursos , de dezembro de 1966 a dezembro de 2018.

Estão sendo desenvolvidas as atividades da Estatuinte, processo que visa a elaboração do novo Estatuto da Universidade com a participação de toda comunidade acadêmica. A proposta final do novo Estatuto da Unimontes deverá ser concluída até o dia 21 de agosto, para ser  apresentada ao Conselho Universitário os devidos encaminhamentos à Assembleia Legislativa e ao Governo do Estado.  Em 2018, foi concluído o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade.

Relacionadas

HU realiza “Simpósio Cuidar para Cuidar” em celebração do Novembro Roxo
Bazar beneficente da AVAHU para compra de aparelho que evita infecção no CTI
HU realiza 1°Simpósio norte-mineiro da criança hospitalizada
Unimontes é destaque em premiação estadual de Economia
Termina amanhã prazo para inscrição em Programas de Residência Multiprofissional
Unimontes recebe certificação da Unesco