• Iniciativa multiprofissional desenvolve estratégias para apoiar população de Moc e de regiões com outras unidades da Universidade –

Diante do crescimento exponencial dos riscos de contágio do Novo Coronavírus (Covid-19), surgem ações voluntárias que visam esclarecer e apoiar a população no enfrentamento da pandemia, mesmo em respeito às orientações de isolamento social. Uma dessas iniciativas parte de uma frente de professores e pesquisadores voluntários da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), coordenada pelas Pró-Reitorias de Ensino, de Extensão, de Pós-Graduação e de Pesquisa da instituição.

Foi idealizado o projeto “Apoio à população de Montes Claros e regiões Norte e Noroeste de Minas Gerais no enfrentamento da Pandemia da COVID-19”, com o objetivo de fomentar, durante o chamado “período de quarentena contra a doença”, uma rede com diversos atores políticos e sociais – universidade, prefeitura, empresários, igrejas e associações comunitárias – nas áreas de abrangência da Unimontes no Estado.

Segundo os idealizadores, esta é uma forma de conter o avanço da Covid-19, otimizando as ações do Governo do Estado e órgãos da saúde pública.

Coordenada pelo pró-reitor de Pós-Graduação, professor doutor André Luiz Sena Guimarães, a frente reúne inicialmente vinte (20) pesquisadores e professores e planeja ações capazes de auxiliar no combate ao avanço do Coronavírus. Entre as iniciativas está a criação de material informativo, além do desenvolvimento de atividades educativas e de atendimentos à população.

Uma das primeiras ações é a produção de informes para veiculação na Rádio Universitária Unimontes (101,1 FM), criando um canal direto com a comunidade com grande acessibilidade. O material será produzido e organizado em parceria com a Assessoria de Comunicação Social (Ascom/Unimontes) e resultará, também, na distribuição dos conteúdos nas plataformas digitais oficiais da Universidade.

“Neste momento, muitos carecem de apoio psicológico, informações seguras sobre atendimento hospitalar e emergencial, bem como contato com equipes de apoio espalhadas pela cidade”, explica o professor André Sena Guimarães.

PARCERIAS

Além das ações educativas, o projeto prevê a elaboração de antissépticos de baixo custo. O primeiro passo será a consolidação de parcerias com empresários e prefeituras. “Processo similar será realizado com pesquisadores especializados no desenvolvimento de páginas virtuais (sites, hotsites, etc) que buscarão criar plataformas capazes de agregar informações sobre drogarias, supermercados, feiras e demais produtores locais, com o intuito de racionalizar a demanda e evitar um colapso de alimentos e medicamentos, a começar pelo desperdício e, quem sabe, uma dinâmica de atendimento aos menos favorecidos”, informa o pró-reitor André Sena.

Nessa perspectiva, também serão desenvolvidos aplicativos e ferramentas computacionais capazes de contribuir na organização social da região.

Participam do projeto pesquisadores voluntários das áreas de Ciências Humanas, Biológicas e da Saúde, Exatas e Tecnológicas e Sociais Aplicadas, além da Educação a Distância (EaD).

Na perspectiva educacional, os pesquisadores propõem a criação de cartilhas com instruções para o uso racional de alimentos e produtos de limpeza; apoio psicológico na modalidade virtual; exercícios físicos orientados, meditação, informações atualizadas aos responsáveis pelas empresas que permanecerão atendendo ao público (supermercados, mercearias, feiras, prestadores de serviço de entrega e de combustíveis, dentre outros); suporte a pessoas isoladas sem alimentos e materiais essenciais de consumo.

O primeiro episódio, que estará disponível em breve na Rádio Universitária Unimontes em horários estratégicos – e também nos canais digitais da Universidade, trará uma conversa com o professor André Sena e o professor Renato Sobral Monteiro Júnior, pós-doutor em Psiquiatria em Saúde Mental e doutor em Medicina, Neurologia e Neurociência e professor do mestrado e doutorado da Pós-graduação em Ciências da Saúde (também docente do curso de Educação Física). O tema da conversa é “Mente sã Corpo são”.

Relacionadas

Projeto “Recicla A Unimontes” completa um ano promovendo sustentabilidade no campus
Museu Regional do Norte de Minas celebra 100 mil visitantes e 10 anos de história
Unimontes lança edital de novo vestibular para candidatos 60+
Com obras abstratas e figurativas, exposição “Cores Vivas” segue aberta até 06 de junho no Museu da Unimontes
Prefeito de Montes Claros anuncia repasse de recursos para as obras do Teatro da Unimontes
Museu da Unimontes apresenta a exposição “Bernardo Magalhães – Fotografias”