A Diretoria de Desenvolvimento de Recursos Humanos (DDRH) realiza um novo projeto junto aos servidores da Universidade Estadual de Montes Claros, que tem como objetivo dinamizar a gestão de competências e humanizar as relações internas nos diversos setores da instituição. A iniciativa, denominada “Jornada de Capacitação dos Servidores da Unimontes”, consiste em oficinas e dinâmicas de grupo com incentivo ao reconhecimento das competências e habilidades, bem como a maior aproximação entre os servidores de um mesmo setor.
As primeiras oficinas já foram realizadas, com a participação de servidores da própria DDRH (março) e da Secretaria Geral (abril). Há previsão, para maio, de os trabalhos serem desenvolvidos junto aos servidores do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). A iniciativa é disponível para todos os setores da Universidade, com agendamento prévio na sede da Diretoria – ramal (38) 3229-8201.
O professor Irineu Ribeiro Lopes é o coordenador do projeto e explica que a ideia surgiu a partir de seus estudos sobre a gestão de pessoas nas relações de trabalho, no serviço privado e no serviço público. Desta forma, ele destaca que ao realizar estes encontros, as relações de trabalho no serviço público tornam-se mais democráticas e propicia o reconhecimento da existência de conflitos que são inerentes às relações de trabalho, mas que precisam ser diagnosticados e tratados para tornar o ambiente de trabalho mais saudável. Desta forma, assegura a dignidade do servidor público e a eficiência na administração pública.
Conecte-se à Unimontes nas mídias sociais
Segundo ele, as oficinas são realizadas em ambientes fora do campus-sede, nas quais são aplicadas a Metodologia Racional Compreensiva, com uma linguagem simplificada e objetiva que sugere o diálogo permanente. “Quem dá a cara ao Estado é o servidor público. Por isso, no ambiente de trabalho é preciso que as pessoas se conheçam melhor; saibam respeitar as potencialidades e as limitações e, claro, minimizem os desgastes”, completa Irineu.
Outra proposta da Jornada de Capacitação dos Servidores de Recursos Humanos é potencializar habilidades e competências, de forma que o servidor seja melhor aproveitado ou mesmo que tenha a possibilidade de assumir uma função de maior afinidade a sua formação profissional, compatíveis com as demandas do serviço público.
Diretor da DDRH, Allysson Dantas Silva explica que após as oficinas serem desenvolvidas em setor por setor, a proposta é de promover um ambiente de trabalho que favoreça a interação entre unidades da Universidade e, ainda, seja um instrumento de motivação do servidor público e de reconhecimento do seu papel, enquanto sujeitos de direitos e deveres, que ofereçam um serviço público de qualidade.
“É muito importante praticar uma política de gestão de pessoas, que seja pautada na dignidade da pessoa humana; seja ele servidor ou usuário dos serviços públicos, superando as barreiras nas relações profissionais”, acrescenta.