A importância da presença da Universidade Estadual de Montes Claros em Brasília de Minas foi destacada nessa terça-feira (19/06), durante a sessão solene especial realizada à noite pela Câmara de Vereadores do Município em homenagem à Unimontes pela comemoração dos seus 50 anos de existência.

A solenidade contou com as presenças do reitor João dos Reis Canela, da vice-reitora Maria Ivete Soares de Almeida e de outros integrantes da gestão superior, com efetiva participação dos secretários municipais, vereadores, religiosos, acadêmicos e professores. A banda “Euterpe Fraternidade”, que completou 104 anos de existência em 2012, fez a abertura das atividades.

Galeria de fotos

Ao longo do dia, os moradores brasilminenses também foram atendidos com ações voluntárias realizadas por 135 acadêmicos do campus local e do campus-sede, através do intermédio do Projeto “UnirMontes”.

50 ANOS DE SERVIÇOS

Banda Euterpe Fraternidade“Celebramos o cinquentenário da Unimontes com muita alegria. Essa universidade tem sido a mola propulsora do desenvolvimento não somente de nosso município e do Norte de Minas, mas também de outras regiões do Estado. A Unimontes tem uma folha extensa de serviços prestados à sociedade norte-mineira”, afirmou o prefeito de Brasília de Minas, Jair Oliva Júnior.

Ele destacou que a parceria da prefeitura com a Universidade será ampliada com a implantação de uma das 13 escolas técnicas do Programa “Brasil Profissionalizado” em Brasília de Minas, com a oferta de 1,2 mil vagas – três cursos. A implantação das escolas técnicas, iniciativa do Ministério da Educação em parceria com o Governo do Estado, é coordenada pela Unimontes.

A atuação da Universidade Estadual de Montes Claros também foi enaltecida pela presidente da Câmara Municipal, Maria da Conceição Alves de Matos. “Homenagear a Unimontes é motivo de orgulho. Pois, assim, estamos reconhecendo os serviços prestados e o trabalho dos educadores e servidores em prol do crescimento. Acredito que a educação é a alavanca para a formação social e para a promoção da verdadeira cidadania e emancipação do ser humano”, afirmou a vereadora. Galeria de fotos

“UNIVERSIDADE INCLUSIVA”

Projeto UniRmontes em Brasília de MinasO reitor João Canela enfatizou que, através do Campus de Brasília de Minas, a Unimontes mostra sua importância para o desenvolvimento regional. “Momentos como este nos mostram, de forma sólida, os preâmbulos de uma universidade, que precisa ser mais inclusiva. Temos a co-responsabilidade com o processo de desenvolvimento regional. Ao iniciarmos o ensino superior nesta região, lançamos um instrumento importante para compreender o papel da universidade, que é uma fábrica de conhecimentos”, assegurou o reitor, homenageado com a entrega de uma placa.

Na oportunidade, houve o lançamento pelos Correios de selo postal alusivo ao cinquentenário da Unimontes com a reprodução da imagem do Campus de Brasília de Minas. As primeiras obliterações do selo foram feitas pelo reitor e pelo prefeito, além da presidente da Câmara, pela coordenadora do campus Lílian Karla Gomes Botelho e pelos ex-prefeitos Francisco Simões e Getúlio Andrade Braga – chefe do executivo municipal por ocasião da implantação do campus. Ainda durante a solenidade, a Unimontes prestou homenagens às pessoas que contribuíram com a implementação de sua unidade naquele município.