Curso é oferecido em parceria com a Novo Nordisk, para atender demandas da área

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) realizou nessa segunda-feira (27/05), aula magna do curso de Pós-Graduação em “Boas Práticas de Fabricação Farmacêutica: Ênfase em Validação e Gestão da Qualidade”, oferecido em parceria com a empresa farmacêutica Novo Nordisk.

A aula magna foi ministrada pela a professora Helaine Carneiro Capucho, na sede da empresa em Montes Claros, sendo voltada para acadêmicos na forma presencial, contando também com transmissão online.

Reinaldo Xisto Vieira Costa, Corporate Vice President da Novo Nordisk e Wagner de Paulo Santiago, reitor da Unimontes.
O reitor da Unimontes, Wagner de Paulo Santiago, ao lado de Reinaldo Xisto Vieira Costa, Corporate Vice President da Novo Nordisk, durante palestra da professora Helaine Capucho. Foto: Neto Macedo/Ascom Unimontes

O reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago, participou da aula magna e ressaltou a importância da nova pós-graduação para o atendimento às empresas da área farmacêutica, destacando trabalho da equipe responsável pelo curso e a dedicação dos alunos. Ele destacou que a Universidade está empenhada em preparar mão de obra especializada para as indústrias da região.

Desta forma, a Unimontes implementa o curso de Farmácia, que vão atender as demandas da própria Novo Nordisk e das empresas Eurofarma, Hipolabor e Cristália, em processo de instalação em Montes Claros.

A previsão é que o novo curso inicie as atividades no primeiro semestre de 2025. “Teremos um dos melhores cursos de Farmácia do Brasil”, assegurou o reitor, agradecendo a diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), professora Cássia Pérola dos Anjos Braga Pires; e aos professores do Departamento de Fisiopatologia pela dedicação na elaboração do projeto politico-pedagógico do novo curso.

O evento contou com palestra da professora Helaine Capucho. Foto: Neto Macedo/Ascom Unimontes.

O professor Wagner de Paulo Santiago salientou que a Universidade Estadual de Montes Claros também implementa cursos técnicos e cursos de especialização, voltados para o segmento farmacêutico. Ao cumprimentar os alunos do curso oferecido em parceria com a Novo Nordisk, ele destacou: “vocês terão os melhores professores. Com certeza, vão fazer história e vao abrir caminho para outras pessoas interessadas em fazer o mesmo curso”.

O vice-presidente corporativo da Novo Nordisk, Reinaldo Xisto Vieira Costa, enalteceu e agradeceu a parceria com a Unimontes. “Nós temos um sonho que daqui há 20 anos, essa fábrica não terá muros. Na verdade, os muros só existirão por uma questão de segurança patrimonial, mas tudo que a gente fizer aqui dentro estará em conexão com a comunidade ao nosso redor. Essa parceria com a Unimontes é um sonho que se torna realidade. Vamos trazer qualificação para as pessoas que vão atender às demandas da nossa indústria e, ao mesmo tempo, nos inserir junto à comunidade”.

Lorena dos Reis Pereira Queiroz, aluna da Pós-Graduação em Boas Práticas de Fabricação Farmacêutica: “Agora terei um diferencial no mercado de trabalho”. Foto: Neto Macedo/Ascom Uniontes

Uma das alunas da Pós-Graduação em Boas Práticas de Fabricação Farmacêutica: Ênfase em Validação e Gestão da Qualidade, Lorena dos Reis Pereira Queiroz, destacou a relevância do novo curso de especialização. “Sou formada em Biologia e tenho um mestrado em Ciências da Saúde e me interessei pela pós-graduação da Unimontes porque vejo que há muitas vagas de emprego disponíveis e ainda não tenho a qualificação exigida para atuar em empresas do ramo farmacêutico. Agora eu terei um diferencial no mercado de trabalho”.

Presenças

O evento contou com as presenças do vice-reitor da Unimontes, professor Dalton Caldeira Rocha; da pró-reitora de Pesquisa, professora Maria das Dores Magalhães Veloso; do pró-reitor de Pós-Graduação, professor Marlon Cristian Toledo Pereira; da coordenadora do curso de Pós-Graduação em Boas Práticas de Fabricação Farmacêutica da Unimontes, professora Alessandra Rejane Ericsson de Oliveira; e de professores, estudantes e convidados.

Polo farmacêutico

Montes Claros é um polo regional de indústrias farmacêuticas, entre as quais a Novo Nordisk, Eurofarma, Hipolabor e a Cristália. O curso de Boas Práticas de Fabricação Farmacêutica (BPF) possui uma matriz curricular inovadora alinhada às necessidades do mercado farmacêutico local, regional, nacional e global. O curso de pós-graduação possibilitará ao estudante conhecimentos sobre o state of art (estudos de última geração) em BFP a partir da apresentação de conceitos e discussão acerca de desafios na implementação e manutenção dos requisitos normativos em BPF de medicamentos, qualificação, validação e ferramentas da qualidade aplicados à indústria farmacêutica (atividades teóricas e práticas).

Unimontes e IFNMG mostram suas ações e avanços no ensino, pesquisa e extensão em estande compartilhado na 50ª Expomontes
Unimontes divulga edital do vestibular próprio do ano de 2025
Unimontes e SAGATECH Brasil assinam acordo de parceria para desenvolvimento da inovação e tecnologia
Unimontes sedia Seminário Legislativo Estatuto da Igualdade Racial