Foto: Ascom Unimontes

Na tarde de quinta-feira (29/05), foi realizada na Universidade Estadual de Montes Claros a aula inaugural do Doutorado Interinstitucional (Dinter) em Direito, implementado a partir de parceria entre a Unimontes e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

A solenidade, realizada no auditório do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), marcou oficialmente o início das atividades da primeira turma do programa interinstitucional, formada por 20 doutorandos.

A cerimônia foi presidida pelo reitor da Unimontes, Wagner de Paulo de Santiago, com as presenças do vice-reitor, professor Dalton Caldeira Rocha; de outros integrantes da gestão superior da universidade; e dos coordenadores do DINTER:  a professora Cynara Silde Mesquita Veloso (da Unimontes) e o professor Emílio Peluso Neder Meyer (UFMG). 

Na oportunidade, o reitor destacou a importância do Dinter para a consolidação da pós-graduação, da pesquisa e da produção científica na universidade.

“Este é um momento muito significativo para a Unimontes. A implantação do Dinter em Direito consolida um projeto institucional que fortalece a nossa pós-graduação, amplia a produção científica e, sobretudo, contribui para a transformação social da nossa região. Formar doutores aqui, na nossa universidade, é um passo essencial para seguirmos avançando em nossa missão”, afirmou o professor Wagner de Paulo Santiago.

A coordenadora do Dinter na Unimontes, professora Cynara Silde Mesquita Veloso, reforçou a importância da iniciativa para a qualificação acadêmica dos docentes e para o desenvolvimento institucional.

 “A presença do doutorado na nossa universidade representa um salto na formação de pesquisadores comprometidos com a realidade do nosso território. É um movimento que impacta não apenas a Unimontes, mas também toda a comunidade acadêmica do Norte de Minas e suas demandas sociais”, enfatizou a professora Cynara Mesquita Veloso.

CONQUISTA INSTITUCIONAL

O Dinter é uma conquista institucional que fortalece o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2022-2026), com impacto direto na formação de doutores, na ampliação da produção acadêmica e científica e na qualificação dos cursos de graduação e pós-graduação. As aulas acontecem na Unimontes, com estágio doutoral na UFMG e possibilidade de cursar disciplinas eletivas na universidade promotora.

As atividades acadêmicas do doutorado interinstitucional são realizadas na sede da Unimontes, com possibilidade de estágio doutoral e cursar disciplinas eletivas na UFMG. O primeiro módulo, com a disciplina “Seminários Metodológicos”, foi desenvolvido entre os dias 12 e 23 de maio. A área de concentração do programa é “Direito e Justiça”.

PRESENÇAS

A aula inaugural do Doutorado Interinstitucional (Dinter) em Direito da Unimontes/UFMG contou ainda com as presenças do pró-reitor-adjunto de Pós-Graduação (professor Daniel Coelho de Oliveira); da diretora do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), professora Claudiana Aparecida Leal de Araújo; do professor Paulo César Gonçalves de Almeida (reitor dez/2002 a dez/2010),  do juiz  Vitor Luis Almeida (da Terceira Vara do Juizado Especial de Montes Claros), juntamente com os professores, doutorandos, servidores técnico-administrativos e outros convidados.

Fotos: Ascom Unimontes

Relacionadas

Conselho Estadual de Educação aprova novo Estatuto da Unimontes
Unimontes aplica neste sábado as provas da 2ª fase da OBMEP 2025
ProfLetras está com inscrições abertas para Seminário de Pesquisa em Letras
Unimontes realiza, em novembro, 1º Festival de Arte e Cultura Marina Lorenzo Fernandez
Hospital da Unimontes abre inscrições para Feira do Servidor
Museu da Unimontes abre a exposição “Entre a Vida e a Morte: uma jornada fotográfica” – de 31 de outubro a 23 de novembro