Foto: Ascom Unimontes

Na tarde de quinta-feira (29/05), foi realizada na Universidade Estadual de Montes Claros a aula inaugural do Doutorado Interinstitucional (Dinter) em Direito, implementado a partir de parceria entre a Unimontes e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

A solenidade, realizada no auditório do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), marcou oficialmente o início das atividades da primeira turma do programa interinstitucional, formada por 20 doutorandos.

A cerimônia foi presidida pelo reitor da Unimontes, Wagner de Paulo de Santiago, com as presenças do vice-reitor, professor Dalton Caldeira Rocha; de outros integrantes da gestão superior da universidade; e dos coordenadores do DINTER:  a professora Cynara Silde Mesquita Veloso (da Unimontes) e o professor Emílio Peluso Neder Meyer (UFMG). 

Na oportunidade, o reitor destacou a importância do Dinter para a consolidação da pós-graduação, da pesquisa e da produção científica na universidade.

“Este é um momento muito significativo para a Unimontes. A implantação do Dinter em Direito consolida um projeto institucional que fortalece a nossa pós-graduação, amplia a produção científica e, sobretudo, contribui para a transformação social da nossa região. Formar doutores aqui, na nossa universidade, é um passo essencial para seguirmos avançando em nossa missão”, afirmou o professor Wagner de Paulo Santiago.

A coordenadora do Dinter na Unimontes, professora Cynara Silde Mesquita Veloso, reforçou a importância da iniciativa para a qualificação acadêmica dos docentes e para o desenvolvimento institucional.

 “A presença do doutorado na nossa universidade representa um salto na formação de pesquisadores comprometidos com a realidade do nosso território. É um movimento que impacta não apenas a Unimontes, mas também toda a comunidade acadêmica do Norte de Minas e suas demandas sociais”, enfatizou a professora Cynara Mesquita Veloso.

CONQUISTA INSTITUCIONAL

O Dinter é uma conquista institucional que fortalece o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2022-2026), com impacto direto na formação de doutores, na ampliação da produção acadêmica e científica e na qualificação dos cursos de graduação e pós-graduação. As aulas acontecem na Unimontes, com estágio doutoral na UFMG e possibilidade de cursar disciplinas eletivas na universidade promotora.

As atividades acadêmicas do doutorado interinstitucional são realizadas na sede da Unimontes, com possibilidade de estágio doutoral e cursar disciplinas eletivas na UFMG. O primeiro módulo, com a disciplina “Seminários Metodológicos”, foi desenvolvido entre os dias 12 e 23 de maio. A área de concentração do programa é “Direito e Justiça”.

PRESENÇAS

A aula inaugural do Doutorado Interinstitucional (Dinter) em Direito da Unimontes/UFMG contou ainda com as presenças do pró-reitor-adjunto de Pós-Graduação (professor Daniel Coelho de Oliveira); da diretora do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), professora Claudiana Aparecida Leal de Araújo; do professor Paulo César Gonçalves de Almeida (reitor dez/2002 a dez/2010),  do juiz  Vitor Luis Almeida (da Terceira Vara do Juizado Especial de Montes Claros), juntamente com os professores, doutorandos, servidores técnico-administrativos e outros convidados.

Fotos: Ascom Unimontes

Relacionadas

PPGH Unimontes:Divulgado edital do processo seletivo para Doutorado em História do Programa
Unimontes anuncia Curso de Musicalização para Bebês – Inscrições somente na sexta-feira (25/07)
Unimontes apoia Virada Oncológica com exames e avaliações preventivas
Professor da Unimontes integra missão acadêmica na Tailândia em articulação para políticas públicas e pesquisas internacionais
Inscrições abertas para a 2ª Etapa do Desafio Unimontes Triathlon Sprint — Prêmio inclui vaga no Capixaba de Ferro
Unimontes/UAB abre inscrições para 450 vagas em cursos de especialização a distância — prazo vai até 31 de julho