Em homenagem ao cantor e compositor Milton Nascimento, que comemorou 70 anos no último dia 26 de outubro, a Rádio Unimontes (FM 101,1) apresenta na próxima sexta-feira (2/11) o programa especial “Mil Tons”. A programação comemorativa terá uma seleção de músicas do cantor e textos produzidos pela Rádio Unimontes alusivos à vida e carreira de Milton Nascimento. Os textos foram escritos pelo jornalista Benedito Said e o programa terá apresentação do locutor Paulo Henrique Mendes. O programa especial de 1 hora será exibido às 8 horas, com reprise às 18 horas.
Milton Nascimento, carinhosamente chamado de Bituca, nasceu no Rio de Janeiro em 26 de outubro de 1942. Aos dois anos de idade transferiu-se com a família para a cidade de Três Corações, em Minas Gerais, razão por que se considera “mineiro de coração”. Ele tornou-se conhecido nacionalmente quando a canção “Travessia”, composta por ele e Fernando Brant, que ocupou a segunda posição no Festival Internacional da Canção, em 1967.
Já em 1962, ao se mudar para Belo Horizonte, conheceu os irmãos Borges, Marilon, Lô e Márcio, aos quais se juntaram Tavinho Moura, Flávio Venturini, Beto Guedes e Fernando Brant, criando o famoso “Clube da Esquina”. O grupo escreveu um dos mais importantes capítulos da história da Música Popular Brasileira, chamando a atenção de músicos brasileiros e estrangeiros, dada a sua ousadia artística e criatividade humana.
Milton já se apresentou na América do Sul, América do Norte, Europa, Ásia e África. Entre outros sucessos, destacam-se “Maria, Maria” (78, com Fernando Brant) e a interpretação de “Coração de Estudante” (Wagner Tiso), que se tornou o “hino das Diretas-Já”.
RÁDIO UNIMONTES
Com programação musical e jornalística diversificada e voltada para a comunidade universitária, a Rádio Unimontes-FM também norteia suas ações à valorização e divulgação da Música Popular Brasileira. Considerada como uma das principais emissoras da cidade, a Rádio Unimontes tem audiência expressiva em todo o município de Montes Claros, Bocaiuva, Francisco Sá, Capitão Enéas, Claro dos Poções e áreas adjacentes.