A Rádio Unimontes (101,1 FM) completa nesta quarta-feira (28/11) dez anos no ar. A emissora da Universidade Estadual de Montes Claros foi implantada em parceria com a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino Superior do Norte de Minas (Fadenor), com o objetivo de difundir as atividades acadêmicas da instituição nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e na prestação de serviços, além de divulgar e valorizar a cultura regional.
Com dois estúdios (jornalismo e edição/produção de áudio), a emissora funciona no campus-sede, com alcance em toda Montes Claros e pela internet, através do portal eletrônico da própria Universidade. Além da produção acadêmica, a emissora mantém parcerias com o Governo de Minas e a Rádio Inconfidência na divulgação do noticiário local/regional para outras partes do Estado, além de retransmitir as produções das principais agências de notícias do País.
O coordenador da Rádio Unimontes, jornalista Benedito Said, destaca que a emissora prioriza sempre uma programação de qualidade, centrada na Música Popular Brasileira (MPB) e na música clássica, vinculada também às raízes do sertão norte-mineiro, atendendo às exigências do seu público.
PROGRAMAÇÃO
Com uma equipe de 17 colaboradores, entre locutores, apresentadores, jornalistas, operadores, suporte e técnicos, a rádio mantém programas como “Nossa Arte, Nossa Gente”, “Roda de Choro”, “Memória” e “A Música no Tempo”, cuja produção também tem o caráter acadêmico. “A emissora é única do interior de Minas Gerais que possui um programa de música clássica”, destaca o diretor.O programa Roda de Choro, por exemplo, apresentado aos sábados pela manhã, é elaborado a partir de um projeto de extensão do curso de Artes/Música da Unimontes, tendo, inclusive, a participação dos alunos em sua montagem e edição. Diariamente, são divulgados três boletins informativos sobre as ações de professores, acadêmicos e servidores da Universidade, além de noticiários local, regional e nacional.
COMPROMISSO COMUNITÁRIO
Said salienta que, ao longo dos dez anos de vida, a emissora tem cumprido os seus objetivos fundamentais de divulgar as atividades acadêmicas e de resgatar a riqueza da cultura regional. Uma das peculiaridades da Rádio Unimontes é que ela participa de todas as ações de solidariedade da comunidade como “campanhas de prevenção do câncer”, doação de sangue e de promoção da infância e adolescência com o Selo Unicef.
Ainda de acordo com o coordenador, no ranking publicado no site www.radios.com.br, especializado na divulgação de praticamente todas as emissoras AM e FMs do País, a rádio Unimontes mantém-se há mais de um ano no 3º lugar no segmento “Bossa Nova” e no 42º lugar no segmento MPB. No gráfico de aprovação (visitas), a emissora figura entre as mais ouvidas, “embora não faça publicidade em torno dessa conquista”, ressalta Said.
“A Rádio Unimontes FM é, sem sombra de dúvidas, um dos canais de comunicação mais viáveis e eficientes na divulgação do universo acadêmico de nossa instituição”, pontua o reitor, professor João dos Reis Canela.