A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) implementa uma série de obras físicas, voltadas para a ampliação e a melhoria das atividades de ensino, pesquisa, extensão, gestão e a prestação de serviços. Atualmente, nove construções de destaque estão em andamento no campus-sede, com investimentos da ordem de R$ 9 milhões. Os recursos são viabilizados com receitas próprias e recursos liberados pelo Governo de Minas Gerais, além de verbas de emendas parlamentares.

O reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela, destaca a importância das obras para a melhoria das atividades da instituição. “O nosso objetivo é garantir a infraestrutura necessária para o incremento das atividades de ensino, pesquisa e de extensão. Também é proporcionada a melhoria da prestação de serviços à comunidade”, avalia o reitor.

“Todas as intervenções em andamento são de fundamental importância para a universidade e contemplam a ampliação de salas de aulas, de laboratórios e de outros espaços, como os centros de convivência no campus”, afirma o professor Guilherme Augusto Guimarães Oliveira, da coordenação do setor de Engenharia e Arquitetura da Unimontes.

Confira:

TEATRO

36122879022 cf2a0bc426 z

Um dos projetos em destaque é a o Teatro da Unimontes, que entrou para a segunda e última etapa (fase de acabamento). O prédio está orçado em R$ 5,5 milhões, dos quais R$ 1,99 milhão aplicados na segunda etapa. A previsão é para que a construção finalize até o final de 2017 e a parte de equipamentos, mobiliário e sonorização seja instalada e até 2018.

Conforme proposta aprovada pelo Conselho Universitário, o espaço receberá o nome de Teatro José Geraldo de Freitas Drumond, em homenagem ao ex-reitor da Unimontes, falecido em 29 de novembro de 2016.

Com o total de 1.918 metros quadrados de área construída, o teatro terá 750 lugares e garantirá um novo espaço para apresentações artísticas e culturais em Montes Claros, além de atender à demanda de palestras, congressos, conferências, solenidades de outorga de grau e de outros eventos da instituição e da comunidade.

RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO

Foi iniciada a ampliação do Restaurante Universitário, orçada em R$ 1,3 milhão. Atualmente, o prédio tem 946 metros quadrados e passará a contar com 1.510 metros quadrados. A capacidade de público será dobrada, de 270 para 540 pessoas, que poderão ser atendidas ao mesmo tempo.

O Restaurante Universitário oferece 1,7 mil refeições diárias (1,2 mil no almoço e 500 no jantar). Com a ampliação, haverá maior conforto para os frequentadores, com mais agilidade no atendimento. A previsão é que os serviços sejam concluídos até 2018.

TERCEIRA ETAPA – CENTRO TECNOLÓGICO

DSC 1659

A construção do Centro Tecnológico (CET) já está em fase adiantada, com os serviços da terceira e última etapa (terceiro pavimento). O valor total é de R$ 3,1 milhões, dos quais R$ 764,7 mil investidos no terceiro piso e na urbanização.

O prédio contará com os laboratórios de Saneamento, Materiais de Construção, Trânsito e Transportes, Hidráulica, Física e Química. O Centro Tecnológico também abrigará o Laboratório de Análise de Solo e Estrutura, cujos equipamentos foram doados pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf). A conclusão dos serviços está prevista para o final de 2017. O local atende aos cursos das áreas de Engenharia e de Ciências Tecnológicas, com a possibilidade de receber, ainda, os laboratórios dos cursos de Física e Química, que serão transferidos do campus de Bocaiuva.

BLOCO DE SALAS DE AULA

O Campus Universitário contará, também, com um novo bloco de salas de aulas, que terá uso multidisciplinar. São aplicados cerca de R$ 1,3 milhão na obra. “Numa nova concepção de construção, o prédio vai atender a todos os cursos de graduação da Universidade, além dos cursos de mestrado e de doutorado”, salienta o professor Guilherme Guimarães. O prédio terá 12 salas de aula e deverá ser concluído no primeiro trimestre do próximo ano.

Outro importante investimento feito pela Unimontes é na implantação do sistema de prevenção e combate a incêndio e no sistema de proteção de descargas atmosféricas. São aplicados R$ 1,492 milhão na melhoria das instalações. Uma das obras executadas é nas escadas externas do prédio 2 do campus, onde funciona o Centro de Ciências Humanas (CCH), prédio 2.

INSTALAÇÃO ELÉTRICA

Ao mesmo tempo, são realizadas as obras de reforma e de instalação de rede elétrica para atender ao campus-sede, com investimento da ordem de R$ 687,3 mil. “A reforma das instalações elétricas busca a melhoria das instalações. Assim, serão evitadas panes nos aparelhos e viabilizada a instalação dos equipamentos em salas de aula, com novos pontos de energia”, explica Guilherme Guimarães.

ESPAÇOS DE CONVIVÊNCIA

O campus-sede ganhará mais um espaço de convivência entre os prédios 1 e 2. O espaço irá interligar as duas unidades com a construção de lanchonete em área coberta e espaço de convivência. A obra também contempla a ampliação da sede do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e a revitalização do entorno (canteiros, passeios, etc.). De acordo com o setor de Engenharia e Arquitetura, o valor total previsto é de R$ 645.281,21.

O projeto de revitalização dos espaços irá integrar os dois prédios de maior fluxo de estudantes, professores, servidores e visitantes, pois a área dá acesso à Secretaria Geral, Coordenadoria de Apoio ao Estudante, Diretório Central dos Estudantes, Centro de Ciências Humanas (CCH) e o Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA).