A experiência da Unimontes em municípios do Norte de Minas com a realização de programas na área da saúde coletiva poderá ser estendida às localidades de remanescentes de escravos. Líderes da comunidade quilombola de Palmeirinha, no município de Pedras de Maria da Cruz, apresentaram ao reitor, professor João dos Reis Canela, uma sugestão específica para que os 700 moradores do local sejam beneficiados com um projeto da área de “Saúde da Família e Comunidade” a ser desenvolvido pelo Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), da Universidade Estadual de Montes Claros.

Conforme a proposta, as ações das residências em Medicina da Família e Comunidade, assim como os trabalhos práticos dos cursos de especialização em Residência Multiprofissional para cirurgiões-dentistas e enfermeiros, desenvolvidas pela Unimontes no Hospital Universitário Clemente de Faria, seriam aplicadas diretamente na comunidade de Palmeirinha.

Segundo os quilombolas Girlene Teixeira e Agmar Pereira Lima a comunidade recebe atendimento médico uma vez por mês, o que ainda não é suficiente para toda a população de 700 moradores.

COMPROMISSO PERMANENTE

Reunião reitor com quilombolasNa oportunidade, o professor João Canela destacou o compromisso permanente da Unimontes com a melhoria da qualidade de vida da população nas áreas onde atua. Ressaltou que a instituição, por meio do Hospital Universitário, conta, atualmente, com 10 programas de residência médica financiados pelo Ministério da Saúde – um total de 49 médicos residentes. Outros três programas estão em fase de aprovação junto ao MS.

O reitor destacou um trabalho já existente na instituição que também pode ser dirigido à localidade da zona rural em Pedras de Maria da Cruz. “Em várias comunidades quilombolas de nossa região, a Unimontes está presente por meio da Rede de Pesquisa Sobre Saúde da População Negra e Quilombola, mantida de forma dinâmica e competente por professores e acadêmicos, todos voluntários, estendida também às áreas de educação, saúde e cultura”, reiterou.

“Nesse pedido, consideramos que a Unimontes tem trabalhos extraordinários voltados para esta população, além de programas de residência médica consolidados e de qualidade”, observou o deputado estadual Paulo Guedes, que também acompanhou os representantes comunitários na audiência.

PROGRAMA UNIVERSAL

A proposta final da reunião foi de envolver mais líderes comunitários das comunidades quilombolas da região, prefeitos e gestores das secretárias de saúde para viabilizar a implantação de um programa universal para beneficiar as comunidades remanescentes de quilombolas interessadas em receber ações dessa natureza.

Os programas de residência médica são apontados como diferenciais do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF) para a melhor capacitação profissional. Atualmente, o HU reúne 49 residentes nas áreas de Pediatria (10), Clínica Médica (10), Obstetrícia e Ginecologia (10), Anestesiologia (3), Psiquiatria (4), Cirurgia Geral (5), Geriatria (1), Otorrinolaringologia (3) Neonatologia (1) e Medicina da Família e Comunidade (3).

O HUCF oferece, ainda, cursos de especialização para enfermeiros e cirurgiões-dentistas. Ainda neste semestre, será implantada a primeira Residência Médica em Urgência e Emergência de Minas Gerais, viabilizada a partir de convênio firmado entre a Unimontes e a Secretaria de Estado da Saúde.