As políticas de cultura voltadas para as comunidades tradicionais, destacando a reserva de vagas em pós-graduações, estarão em debate na Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) nesta quarta-feira (7/6). O professor Kennedy Piau Ferreira, da Universidade Estadual de Londrina (UEL), visita o campus para proferir a palestra “Políticas Públicas de Cultura para Comunidades Tradicionais (afro/indígenas)”.

A atividade acontecerá às 19 horas, no auditório do prédio 3 do campus-sede, onde funciona o Centro de Ciências Exatas (CCET). A palestra é mais uma ação realizada no âmbito do projeto “Quarta na Pós”, do Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Desenvolvimento Social (PPGDS) e do Departamento de Política e Ciências Sociais da Unimontes, sob a coordenação da professora Zaira Rodrigues Vieira.

O professor João Batista Almeida Costa, coordenador do “Quarta na Pós”, lembra que durante o IV Colóquio Internacional sobre Povos e Comunidades, realizado na Unimontes entre 30 de agosto a 1º de setembro de 2016, houve a demanda para a reserva de vagas para integrantes de povos tradicionais nos cursos de pós-graduação (mestrados e doutorados) da Universidade Estadual de Montes Claros.

Ele ressalta que o sistema cotizado para as comunidades tradicionais nos cursos de pós-graduação também é uma proposta do Governo do Estado de Minas Gerais, por meio de projeto de Lei que está em discussão. A proposta contempla indígenas, quilombolas, vazanteiros, veredeiros, dentre outros.

Desta forma, explica, a coordenação do PPGDS decidiu convidar o professor Kennedy Piau Ferreira para discutir o tema na Unimontes. O referido pesquisador integra a Comissão Universidade para os Índios (CUIA), do Paraná. Kennedy Piau possui trabalho de campo em terras indígenas. Atualmente, ele coordena um projeto de extensão de âmbito regional com nove escolas indígenas.

SERVIÇO
Palestra “Políticas Públicas de Cultura para Comunidades Tradicionais (afro/indígenas)”
Projeto Quarta na Pós
Palestrante: professor Kennedy Piau Ferreira (UEL)