O curso de Direito da Universidade Estadual de Montes Claros tem novamente sua qualidade reconhecida em nível nacional. Pela sexta vez, a graduação da Unimontes recebeu o Selo “OAB Recomenda”, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Na edição 2018, foram avaliados 1.212 cursos, dos quais 161 foram certificados com o selo em todo País.
A entrega da comenda aconteceu em evento ao final de janeiro, na sede do Conselho federal da OAB, em Brasília/DF. Em Minas, apenas vinte instituições de ensino superior foram recomendadas pela Ordem.
Instituído em 2001, o Selo “OAB Recomenda” avalia dois critérios dos cursos de Direito – o desempenho no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE/MEC) e o índice de aprovação no Exame de Ordem, realizado pela OAB, necessário para que os egressos possam receber a carteira de advogado e exercerem legalmente a profissão.
Desta forma, a certificação “representa um reconhecimento público da qualidade de graduações em Direito no Brasil”, destaca a OAB Nacional.
O coordenador do curso de Direito da Unimontes, professor Luiz Alberto Mendes Dias, destaca que o Selo “OAB Recomenda” atesta a qualidade e o resultado do empenho do corpo docente, acadêmicos, egressos e dos servidores vinculados à graduação.
“Para o curso de Direito da Unimontes, o selo representa a confirmação da alta qualidade do ensino oferecido há décadas não somente para a cidade de Montes Claros, mas para toda a região. Isso é resultado de um trabalho persistente de melhoria, através da histórica de dedicação de seu corpo docente, mesmo ante as adversidades que também historicamente atingem as escolas públicas no Brasil”, afirma o coordenador.
Ele ressalta também do bom desempenho dos acadêmicos e a contribuição para a sociedade. “O Selo “OAB Recomenda” é um atestado de qualidade dos cursos de Direito no País, observando para tanto o alcance de metas dos egressos no mercado de trabalho. Significa o reconhecimento de que os objetivos, tanto geral quanto específicos do curso de Direito vem sendo alcançados pelos acadêmicos, e consequentemente, atingindo a sociedade como um todo”, observa o professor Luiz Alberto Mendes Dias.
O coordenador lembra que a alta qualidade do curso de Direito da Unimontes pode ser medida pelo bom desempenho dos seus egressos no mercado de trabalho. “Os egressos do Curso de Direito da Unimontes sempre foram muito bem sucedidos nos processos seletivos aos quais se submetem. Inicialmente, a de se registrar o sucesso nas provas de admissão aos quadros da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em que a partir do 9º período o índice de aprovação é sempre muito alto”, relata.
“Além disso, é alto o índice de aprovação nos processos de ingresso na Magistratura, no Ministério Público, nas Polícias Federal, Civil e Militar, na advocacia e em todas as instâncias da administração pública (municipais, estaduais, e federais)”, acrescenta.
A premiação pela Ordem dos Advogados do Brasil também é comemorada pelo chefe de departamento de Direito Público Substantivo da Unimontes, professor Farley Soares Menezes. “O Selo “OAB Recomenda” é motivo de muito orgulho para os professores, alunos e egressos do Curso de Direito. Trata-se do reconhecimento por parte de uma das mais respeitadas instituições do País, a OAB, que uma vez mais reconheceu a qualidade do ensino, a eficácia da extensão e os exitosos resultados das pesquisas no âmbito do Curso de Direito da Unimontes”, enfatiza.
“De longa data, o Curso de Direito da Unimontes tem contribuído para a evolução do Direito e para a promoção da Justiça”, avalia o chefe de Departamento.