A qualidade do curso de Direito da Universidade Estadual de Montes Claros e sua contribuição ao mundo jurídico foram destacadas na noite de quarta-feira (24/09), na Câmara Municipal de Montes Claros. Foi realizada a sessão especial de entrega da placa “Alferes José Lopes” ao curso de Direito da Unimontes, pela comemoração dos seus 60 anos de existência. A homenagem também foi prestada ao Centro Acadêmico Cyro dos Anjos (Cacyro) do mesmo curso.

A proposta da condecoração e da sessão especial foi de autoria da vereadora Iara Pimentel. A reunião contou com as presenças de autoridades, juízes e outros representantes do Poder Judiciário, chefes de departamentos, professores, servidores técnico-administrativos, alunos e egressos do curso de Direito, além de demais convidados.

Ao participar da reunião, o reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago, agradeceu à vereadora Iara Pimentel pela proposição da homenagem, destacando também a parceria da Câmara Municipal com a Universidade. Ele lembrou da trajetória do curso desde a criação da Faculdade de Direito do Norte de Minas (Fadir), primeira unidade da antiga Fundação Norte Mineira de Ensino Superior (FUNM), atual Unimontes.

“Ao relembrar a história, destacamos que a Unimontes se orgulha de, ao longo da sua existência, colaborar efetivamente com o mundo jurídico. Essa contribuição se efetiva por meio do nosso curso de Direito, cuja qualidade é reconhecida pelo sucesso dos seus egressos”, afirmou o reitor. Ele enalteceu a dedicação e o esforço dos chefes de departamentos, coordenadores, professores e acadêmicos do curso, responsáveis pelos bons resultados da graduação ao longo de 60 anos.

O professor Wagner Santiago ressaltou que, desde o início das atividades da antiga Fadir até hoje, a Universidade Estadual de Montes Claros já graduou mais de 4,2 mil profissionais no curso de Direito. “Os nossos egressos sobem degraus em suas carreiras, exercendo suas funções com galhardia nos mais diversos ramos da área jurídica, com elevado conceito e reputação no mercado de trabalho”, disse. Lembrou que, entre outras atividades, ex-alunos de Direito da Unimontes foram aprovados em concursos públicos para os cargos de delegado, promotor, juiz e desembargador.

O reitor salientou ainda que o curso de Direito da Unimontes vive um momento de conquistas com a criação, pela atual gestão da Universidade, do Doutorado Interinstitucional (Dinter) em Direito, em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Além disso, a Universidade trabalha na preparação de novo concurso para professor, que também vai atender a área do Direito.

A vereadora Iara Pimentel também relembrou a trajetória do curso de Direito da Unimontes desde sua criação, em 1965. Ela destacou a qualidade da graduação, reconhecida em nível nacional com o recebimento do Selo OAB Recomenda, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

A acadêmica Ana Cláudia de Brito Barbosa, que falou em nome do conselho de representantes de turmas, lembrou da contribuição na vida das pessoas promovida pelo curso da Unimontes e das mudanças tecnológicas ao longo de seis décadas. “Quantas transformações tivemos ao longo de 60 anos? Quantos sonhos e planos? Quantas pesquisas provenientes desse curso impactam a sociedade e quanto os nossos egressos contribuem com o Judiciário? Tudo isso tem uma grandeza avassaladora”, destacou.

O presidente do Centro Acadêmico Cyro dos Anjos (Cacyro), Maurício Gabriel Mendes Gaia, ressaltou o papel do curso na formação cidadã. Ele destacou que o curso de Direito da Unimontes tornou-se referência em termos de qualidade e formação profissional. “Hoje, celebramos a memória viva do nosso curso. Reafirmamos o compromisso com o presente e com o futuro. Que os próximos 60 anos sejam ainda de mais diálogo, mais tolerância, mais respeito às diferenças, mais liberdade de expressão e mais conquistas. Que o curso de Direito da Unimontes continue sendo referência no ensino jurídico em todo o Norte de Minas, em todo o estado de Minas Gerais e em todo o país”, enfatizou.

“Receber esta homenagem nesta Casa que representa o povo de Montes Claros é motivo de especial orgulho para todos nós. Afinal, foi nesta cidade, em solo norte-mineiro, que se semeou a semente de um projeto de ensino jurídico comprometido com o desenvolvimento regional e com a inclusão social, valores que continuam a nortear a nossa trajetória”, enfatizou o vice-reitor, professor Dalton Caldeira Rocha.

Durante a sessão especial ainda fizeram uso da palavra o vice-prefeito de Montes Claros, Otávio Batista Rocha Machado, ex-professor do curso de Direito; a coordenadora do curso de Direito da Unimontes, professora Janice Cláudia Freire Sant’Ana; e o chefe do Departamento de Direito Público Adjetivo, professor Eluiz Antônio Ribeiro Mendes.

Relacionadas

Conselho Estadual de Educação aprova novo Estatuto da Unimontes
Unimontes aplica neste sábado as provas da 2ª fase da OBMEP 2025
ProfLetras está com inscrições abertas para Seminário de Pesquisa em Letras
Unimontes realiza, em novembro, 1º Festival de Arte e Cultura Marina Lorenzo Fernandez
Hospital da Unimontes abre inscrições para Feira do Servidor
Museu da Unimontes abre a exposição “Entre a Vida e a Morte: uma jornada fotográfica” – de 31 de outubro a 23 de novembro