visit this site geneva;”>Com todo o avanço tecnológico tão presente em todo o mundo, cada novidade criada no exterior chega ao Brasil com uma forte propaganda e incentivo ao consumo. Quando o assunto é internet, esse consumo por mais tecnologia aumenta consideravelmente.
Como as pessoas passaram a investir mais em notebooks e celulares com grandes quantidade de tecnologia, muitos passaram a acessar a internet através do WI-FI. É muito comum andar em shoppings, restaurantes, praças e encontrarmos pessoas com seus notebooks ou celulares conectados a uma rede sem fio (WI-FI). A pergunta que não quer calar é: será que essa facilidade representa segurança para quem faz uso deste tipo de serviço?
Os especialistas alertam que se esse tipo de rede não oferecer nenhuma segurança, poderá ocasionar uma série de problemas tanto para o usuário, computador ou celular. Um exemplo bem prático é: se a rede que você está utilizando não oferecer uma segurança adequada, outras pessoas podem ter acesso aos dados trafegados e até invadirem o sistema do seu notebook ou celular.
Mas o que fazer então? Muitas pessoas precisam utilizar a rede enquanto estão nos shoppings ou bibliotecas. Para você se proteger, alguns cuidados devem ser tomados constantemente quando se utiliza internet WI-FI:
- Se possível, evite usar esse tipo de conexão. Hoje em dia há muitos pacotes de internet 3G oferecidos pelas principais operadoras de telefonia móvel.
- Caso seja necessária a utilização, proobter o máximo de informação da rede oferecida pelo estabelecimento. Em shoppings, aeroportos e bibliotecas essas informações podem ser mais facilmente obtidas.
- Crie outros pontos de acesso ou, no caso, um VPN (Virtual private Network) que é uma rede privada. Essa rede faz todo o trabalho de criptografar os dados trafegados de forma muito mais segura.
- Ao usar uma rede WI-FI, deve-se evitar navegação de dados pessoais como a digitação de senhas, por exemplo. Em uma rede sem fio desconhecida você deve usá-la apenas para uma navegação na internet e ainda com bastante cuidado.
- O compartilhamento de fotos, vídeos e coisas do gênero também deve ser evitado, bem como operações em sites que são alvos de hackers, como bancos por exemplo.