Em destaque, “Desigualdades e discriminação étcnico-raciais”

Foi lançada a nova edição (volume 18) da Revista “Argumentos”, do Departamento de Política e Ciências Sociais, da Unimontes. O periódico publicado no formato on-line está disponível no link.

Um dos destaques da nova edição da Revista Argumentos é o dossiê “Desigualdades e discriminação étcnico-raciais”. O trabalho foi organizado pelos professores Doriam Borges, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Maria Railma Alves, chefe do Departamento de Política e Ciências Sociais da Unimontes.

Outros textos do periódico em formato de dossiê são: “Participar: verbo em voz  altiva – adolescente e jovens sujeitos de mudança das suas realidades no Brasil profundo” (Luciana Pinto); “A Política de assistência social e as comunidades quilombolas do Vale do Mucuri” (Sidimara Cristina de Souza e André Augusto Pereira Brandão); “Religiões afro:  desigualdades e discriminação étnico-racional” (Rubens Alves da Silva); “Quando nenhum lugar é seguro: a violência contra corpos negros em Alagoas” (Emerson do Nascimento e Luciana Santana); e “Ações afirmativas para pessoas negras na pós-graduação: ausências, propostas e disputas” (Luiz Mello).

A publicação traz uma entrevista com o sociólogo e professor Joaze Bernardino Costa, da Universidade de Brasília (UnB), realizada pelos professores Antônio Dimas Cardoso e Maria Railma Alves (Unimontes) e Doriam Borges (UERJ). Joaze Bernardino Costa é considerado um importante intelectual  brasileiro  no campo  do pós-colonialismo, das teorias decoloniais, dos  intelectuais negros, das teorias da diáspora, das ações afirmativas e do  trabalho  doméstico, com  ênfase na questão da condição das populações negras no Brasil.

A nova edição da Revista Argumentos reúne cinco artigos em destaque: “Gênero e cidadania: reflexões sobre a participação política das mulheres no processo eleitoral de 2018 no Brasil” (de Licemar Vieira Melo e Thais da Rosa Alves) e “Percepção docente sobre a avaliação interna no ensino geral angolano” (Babina Uarinhenga e Rosenilton Silva de Oliveira).

Também são destaque os textos “A formação de professores primários em Moçambique: qual modelo a adotar?”, de Wilson Profírio Nicaquela e Adelino Inácio Assane, “A organização do quadro social como instrumento da educação cooperativista” (Diego o Neves de Souza e Palloma Rosa Ferreira) e “Relação entre representação descritiva e substantiva: o caso da Assembleia Legislativa de Minas Gerais/ALMG, de Anne Karoline Rodrigrss Vieira.

Relacionadas

Vencedores do Festival de Música Gospel da Unimontes farão abertura do show do cantor Fernandinho no evento “Louvor nos Montes”
Assembleia Legislativa promove audiência pública em Montes Claros para discutir PEC que propõe repasse direto de verbas para o Hospital Universitário
Museu da Unimontes abre a exposição “Por um Mundo Melhor”, que convida à reflexão sobre o meio ambiente
Sertão/Unimontes recebe inscrições para I Simpósio Integrado de Inovação – Evento vai ocorrer em novembro
Unimontes lança sua primeira Especialização em IA – Inscrições seguem até 30 de novembro
Unimontes oferece até 36 vagas para Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Social – Inscrições começam no dia 18