Um dos trabalhos é considerado o primeiro brasileiro sobre os prejuízos que a pandemia tem causado no atendimento estomatológico no país.

Dois importantes artigos científicos foram publicados envolvendo pós-graduandas dos Programas de Pós-graduação em Saúde da Unimontes. Os trabalhos foram publicados durante o mês de novembro.

O primeiro estudo contou com a participação e colaboração da egressa do Programa de Pós-graduação em Cuidados Primários em Saúde e servidora da SES-GRS, em Montes Claros, Denise Maria Lúcio da Silveira. O artigo científico intitulado: “Brazilian oral medicine and public health system: The enormous impact of the COVID‐19 Era”, avaliou os danos provocados pela pandemia da COVID-19 sobre as doenças bucais no Brasil.

Trata-se do primeiro estudo brasileiro sobre os prejuízos que a pandemia tem causado no atendimento estomatológico no país. Este trabalho teve ainda a autoria do doutorando pela Fop-Unicamp, Nelson Pereira Marques. O texto encontra-se disponível no link.

Já o segundo estudo é de autoria da doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde e docente do Departamento de Clínica Médica da Unimontes, Claudia Diniz Fonseca. O trabalho “Are dental agenesis and oral clefts clinical markers of ovarian or uterine cancer?” aborda a possível relação existente entre agenesia dentária, fissuras orais e cânceres de útero e ovário.

Claudia Diniz Fonseca, outoranda do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde e docente do Departamento de Clínica Médica da Unimontes
Denise Maria Lúcio da Silveira, egressa do Programa de Pós-graduação em Cuidados Primários em Saúde e servidora da SES-GRS

De acordo com o professor Hercílio Martelli Júnior, dos Programas em Saúde e do Departamento de Odontologia, o estudo é considerado o primeiro artigo científico da literatura a abordar estas três condições simultaneamente. Claudia Diniz encontra-se na etapa final do doutorado, com a defesa prevista para o final deste mês. O artigo está disponível no link. “Este trabalho também teve a participação das estudantes de iniciação científica Ianná Freitas Almeida e Letícia Monteiro Mesquita, bem como com a participação da professora Verônica Oliveira Dias, do Departamento de Odontologia da Unimontes”, explica o professor Martelli Júnior.

Ambos os artigos foram publicados no periódico científico inglês Oral Diseases. Além dos autores mencionados, os estudos contaram com a participação de colaboradores externos à Unimontes, e com a presença da professora Daniella Reis B. Martelli, do Departamento de Odontologia e do Programa de Pós graduação em Cuidados Primários em Saúde e orientação do professor Hercílio Martelli Júnior, dos Programas em Saúde e do Departamento de Odontologia.

Relacionadas

Museu da Unimontes divulga exposições para novembro
Mestrado Profissional em Educação Física da Unimontes lança Edital para uma vaga de professor colaborador
Conselho Estadual de Educação aprova novo Estatuto da Unimontes
Unimontes aplica neste sábado as provas da 2ª fase da OBMEP 2025
ProfLetras está com inscrições abertas para Seminário de Pesquisa em Letras
Unimontes realiza, em novembro, 1º Festival de Arte e Cultura Marina Lorenzo Fernandez