Um dos trabalhos é considerado o primeiro brasileiro sobre os prejuízos que a pandemia tem causado no atendimento estomatológico no país.

Dois importantes artigos científicos foram publicados envolvendo pós-graduandas dos Programas de Pós-graduação em Saúde da Unimontes. Os trabalhos foram publicados durante o mês de novembro.

O primeiro estudo contou com a participação e colaboração da egressa do Programa de Pós-graduação em Cuidados Primários em Saúde e servidora da SES-GRS, em Montes Claros, Denise Maria Lúcio da Silveira. O artigo científico intitulado: “Brazilian oral medicine and public health system: The enormous impact of the COVID‐19 Era”, avaliou os danos provocados pela pandemia da COVID-19 sobre as doenças bucais no Brasil.

Trata-se do primeiro estudo brasileiro sobre os prejuízos que a pandemia tem causado no atendimento estomatológico no país. Este trabalho teve ainda a autoria do doutorando pela Fop-Unicamp, Nelson Pereira Marques. O texto encontra-se disponível no link.

Já o segundo estudo é de autoria da doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde e docente do Departamento de Clínica Médica da Unimontes, Claudia Diniz Fonseca. O trabalho “Are dental agenesis and oral clefts clinical markers of ovarian or uterine cancer?” aborda a possível relação existente entre agenesia dentária, fissuras orais e cânceres de útero e ovário.

Claudia Diniz Fonseca, outoranda do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde e docente do Departamento de Clínica Médica da Unimontes
Denise Maria Lúcio da Silveira, egressa do Programa de Pós-graduação em Cuidados Primários em Saúde e servidora da SES-GRS

De acordo com o professor Hercílio Martelli Júnior, dos Programas em Saúde e do Departamento de Odontologia, o estudo é considerado o primeiro artigo científico da literatura a abordar estas três condições simultaneamente. Claudia Diniz encontra-se na etapa final do doutorado, com a defesa prevista para o final deste mês. O artigo está disponível no link. “Este trabalho também teve a participação das estudantes de iniciação científica Ianná Freitas Almeida e Letícia Monteiro Mesquita, bem como com a participação da professora Verônica Oliveira Dias, do Departamento de Odontologia da Unimontes”, explica o professor Martelli Júnior.

Ambos os artigos foram publicados no periódico científico inglês Oral Diseases. Além dos autores mencionados, os estudos contaram com a participação de colaboradores externos à Unimontes, e com a presença da professora Daniella Reis B. Martelli, do Departamento de Odontologia e do Programa de Pós graduação em Cuidados Primários em Saúde e orientação do professor Hercílio Martelli Júnior, dos Programas em Saúde e do Departamento de Odontologia.

Unimontes e ABA lançam livro sobre desmonte ambiental e violação de direitos
Município de Olhos D’Água recebe as ações do Projeto Unimontes Solidária
Capes/MEC aprova três novos cursos de doutorado e mais um mestrado da Unimontes.
Lançada Campanha de Financiamento Coletivo para Produção do Documentário sobre Zé Côco do Riachão
Unimontes realiza melhorias no centro esportivo universitário e demais áreas do campus-sede
Unimontes promove solenidade de colação de grau em Janaúba