Começa nesta sexta-feira (O4/10), no Centro Cultural Hermes de Paula,  em Montes Claros, o  27º Salão Nacional de Poesia Psiu Poético, que prossegue até 12 de outubro, com uma extensa programação.  O evento,  promovido pela Secretaria Municipal de Cultura e organizado pelo poeta Aroldo Pereira, do Grupo Transa Poética, tem  como uma das parceiras a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Conta também com o apoio da Petrobras e do Governo de Minas, por intermédio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

A abertura oficial está marcada para às 20 horas.  O Salão reúne poesias e poemas de escritores de todo país. Os trabalhos são expostos na Galeria Godofredo Guedes, no Centro Cultural, com entrada gratuita. Na programação constam também lançamentos de livros, performances poética e musical e exibição de filmes, dentro do Projeto “Cinema Comentado”.

Ainda para esta sexta-feira, estão previstos os lançamentos dos livros “Diário de uma Paixão & Duas Mãos e um Destino”, de  Edna Margarete Cardoso Nunes; e  “O Menino que descobriu Brasília”,  de  Regina Célia Melo.

Na 27ª edição do Psiu Poético serão prestadas homenagens a sete poetas, escolhidos numa lista de 34 indicações. Um deles é o professor doutor do Departamento de Comunicação e Letras da Unimontes, Osmar Pereira Oliva. Ele é natural de Brasília de Minas (Norte de Minas).

Os outros poetas homenageados são: Roberto Guedes,  de São Paulo; Amarildo Anzolin, de Curitiba; Almandrade, poeta visual e artista plástico de Salvador; Artur  Gomes, poeta performático,  de Campos de Goytacazes (RJ); Reynaldo Bessa, poeta, guitarrista e cantor, natural de Mossoró (RN); e a poeta Alice Melo Lopes, estudante de 11 anos, natural de Montes Claros.

RECONHECIMENTO

O professor Osmar Pereira Oliva é autor de seis livros de poesias: “As esquinas dos homens”, “Canção Obliqua”,  “Monumentos de Palavras”, “Livro sem destino”, “ Poemas do Abismo” e “Alguns ecos de Minas” (estes dois últimos reunidos em um único volume).  Publicou o livro de contos “Cartas para Mariana”, que  foi indicado para os Processos Seletivos 1 e 2/2013 para o Programa de Avaliação Seriada para o Acesso ao Ensino Superior (PAES/2013) da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).

livros

O professor Osmar Pereira Oliva é autor de seis livros de poesias (Arquivo Pessoal)

Ele destaca a importância da homenagem no Salão Nacional de Poesia. “Todo escritor espera o reconhecimento de sua obra em vida. Escrevemos para sermos lidos, de fato. O prazer do escritor é que alguém esteja lendo sua obra. A indicação para um evento como o Psiu Poético representa um grande reconhecimento”, afirma Osmar Oliva.

O poeta e professor da  Unimontes ressalta que o Psiu Poético tem um caráter diferenciado por valorizar todos os escritores. “O Psiu é um evento extremamente democrático, pois reúne poetas anônimos,  completamente desconhecidos, e  escritores conhecidos nacionalmente”, avalia.  Ele ressalta que o Salão Nacional de Poesias de Montes Claros também representa uma grande oportunidade para que os novos autores mostrem os seus trabalhos, pois conta com a participação de poetas das diferentes regiões do País e tem divulgação nacional.

SERVIÇO:

Salão Nacional de Poesia – Psiu Poético

Data:4 a 12 de outubro

Local: Galeria Godofredo Guedes – Centro Cultural Hermes de Paula- Praça da Matriz, 32 – Montes Claros/ MG.

Entrada: gratuita

Site oficial do evento: www.psiupoetico.com.br