A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e a Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) poderão desenvolver atividades de extensão nos municípios para atender as demandas das comunidades levantadas nos Fóruns Regionais,promovidos pelo Governo de Minas Gerais ao longo do ano de 2015. As ações poderão ser financiadas por órgãos de fomento, como a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

O assunto foi discutido durante reunião entre o subsecretário de Ensino Superior da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), Márcio Rosa Portes, com a equipe da Pró-Reitoria de Extensão da Unimontes, na quinta-feira (26/11). Na oportunidade, a pró-reitora da área, professora Jussara Maria Carvalho Guimarães, fez a apresentação dos projetos extensionistas desenvolvidos pela Universidade e ressaltou a inserção da instituição junto à comunidade.

O subsecretário Márcio Rosa Portes enalteceu a importância das ações extensionistas e disse que o Governo de Minas busca a articulação e a integração da Unimontes e da UEMG com as secretarias e diversos órgãos estaduais. Destacou as Secretarias de Desenvolvimento Social (Sedese) e de Integração do Norte e Nordeste de Minas (Sedinor), além do Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas).

Márcio Rosa Portes lembrou que, durante os fóruns regionais promovidos pelo Governo nas macrorregiões de Minas Gerais, foram levantadas diversas demandas das comunidades, que podem atendidas com as ações extensionistas. Por outro lado, ressaltou que, a partir das parcerias com as secretarias estaduais, a Unimontes e a UEMG poderão implementar uma série de ações em prol da população, ampliando os seus projetos de extensão.

EDITAL EXCLUSIVO

Ainda no encontro, o subsecretário disse que os projetos de extensão poderão resultar na captação e recursos para as universidades estaduais mineiras, por intermédio das agências de fomento. Nesse sentido, anunciou que, com a participação da Unimontes e da UEMG, vai formalizar uma proposta a ser apresentada à Fapemig para que seja lançado pelo Governo do Estado um edital voltado para o financiamento de projetos de extensão a serem desenvolvidos nos municípios, atendendo as demandas dos moradores, levantadas durante os fóruns regionais. A partir daí, as universidades deverão elaborar as propostas das ações, previstas no edital.