Objetivo é a busca da eficiência com a participação de todos, afirma reitor

O Hospital Universitário Clemente de Faria, vinculado à Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), alcança um elevado índice de satisfação junto à população. Mas, tendo em vista sua grande demanda, precisa agilizar e modernizar os seus serviços de assistência à saúde, bem como os serviços de formação acadêmicas dos futuros profissionais.

Nesse contexto, a Reitoria da Universidade e a Direção do Hospital Universitário Clemente de Faria (HU Unimontes) buscam a implementação de um novo modelo de gestão hospitalar, com o objetivo de alcançar melhores resultados, tanto na assistência como na sua atuação como hospital-ensino, envolvendo todos os seus colaboradores na formatação de um novo modelo de gestão.

A proposta de implementação de um novo modelo de gestão do Hospital Universitário Clemente de Faria foi discutida em um seminário, quinta-feira (29/08). Realizado no auditório do HU – Unimontes, o evento foi presidido pelo reitor, professor Wagner de Paulo Santiago, e contou com a participação da diretoria e dos gestores de todas áreas da unidade hospitalar, que oferece atendimento gratuito, 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O reitor, professor Wagner de Paulo Santiago, discursa durante abertura do seminário. Foto: Neto Macedo/Ascom Unimontes

Durante o seminário, por meio online, foram apresentados modelos de gestão implantados e em fase de implementação em outros hospitais brasileiros que, assim como o Hospital da Unimontes, têm vínculos com o Poder Público: da Rede Sarah Kubitscheck – um hospital especializado em Reabilitação; Hospital de Base de Brasília e Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig).

Ao abrir o seminário, o professor Wagner de Paulo Santiago explicou que o objetivo da reitoria da Unimontes e da diretoria do Hospital Universitário é implantar um novo modelo de gestão hospitalar, de forma coletiva, com ampla participação do corpo funcional do hospital, assegurando os direitos adquiridos pelos servidores. “O nosso objetivo é buscar exclusivamente a eficiência do nosso hospital. Hoje, o HU Unimontes tem um índice de satisfação de 80% junto à sua clientela. Mesmo assim, sabemos que precisamos eliminar amarras existentes para a contratação de serviços ou aquisição de insumos, materiais e medicamentos em caráter de urgência, por exemplo”, pontuou o reitor Wagner Santiago.

Ele salientou ainda que o Hospital da Universitário da Unimontes deverá passar por mudanças. “Mas, quero tranquilizar a todos que serão mudanças em busca do melhor, de soluções, com a participação de todos nossos colaboradores. O que queremos é mais eficiência, com tranquilidade para nossos médicos, professores, servidores, acadêmicos e residentes”, assegurou.

Foto: Neto Macedo/Ascom Unimontes

Durante o seminário, por meio do sistema online, foram apresentadas propostas de novos modelos de gestão hospital implementadas ou em fase de implantação por outras instituições. O tema foi abordado por: Danisio Flavio de Moraes Sousa, da Rede Sarah/ Lider da Controladoria da Rede Sarah, Radam Nakai Nunes, chefe da Assessoria Jurídica do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IGESDF), que administra o Hospital de Base de Brasília; e pelas representantes da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) Júlia Mara Sousa Oliveira e Laura Monteiro de Castro Moreira.

Os palestrantes apresentaram os modelos de gestão que podem ser implementados, para modernizar os serviços, contratações e aquisições dos hospitais com vínculo com o Poder Público. Foram abordados os modelos: Serviço Social Autônomo (SSA), Organização Social (OS) e Parceria Público Privada (PPP), além de sistema de parceria com os Consórcios Intermunicipais de Saúde.

O superintendente do Hospital Universitário Clemente Faria, Iuri Mota Simões, destacou que o HU da Unimontes realiza mais de 500 mil procedimentos médico-hospitalares anuais, atendendo a uma população de mais de 1,5 milhão de pessoas, de 86 municípios da macrorregião Norte de Minas, e recebe ainda pacientes do Sul Bahia.  “Mas, não podemos deixar de lado a parte acadêmica do hospital”, pontuou.

Iuri Mota Simões salientou que, nesse cenário, o Hospital da Unimontes terá que implantar um novo modelo de gestão, considerando todas suas peculiaridades e demandas, em busca do aprimoramento de suas ações. “Teremos que implementar um modelo de gestão adequado à realidade do nosso hospital”.

Ao final, o reitor Wagner de Paulo Santiago fez uma convocação aos representantes de todos os setores do Hospital Universitário a se engajarem na proposta do novo modelo de gestão, em busca de soluções de mais eficiência nas atividades da instituição, tanto na humanização da assistência como nas atividades de ensino e pesquisa na área de saúde. Ele anunciou que a reitoria da Unimontes e a direção da unidade de saúde vão criar uma comissão especial que vai cuidar da formatação da proposta do novo modelo de gestão do Hospital Universitário Clemente de Faria, que será elaborada de forma transparente, democrática e coletiva.

Museu Regional do Norte de Minas contará com sala dedicada à arte indígena Xakriabá. Novo espaço será inaugurado no dia 6/09, com exposição permanente
Unimontes agiliza obras das Escolas do Programa Brasil Profissionalizado
Reitor da Unimontes participa do Seminário em comemoração aos 39 anos da FAPEMIG
Unimontes sedia reunião itinerante do Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais