Uma comissão da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) foi recebida em audiência pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, juntamente com o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves. O reitor da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), João dos Reis Canela, foi um dos participantes do encontro, realizado no último dia 14 (quarta-feira).

Na oportunidade, a Abruem apresentou a proposta para que o Governo Federal participe do custeio das universidades estaduais e municipais. A comissão foi liderada pelo presidente da Abruem, João Carlos Gomes, reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa/PR (UEPG). A audiência contou com a participação de 30 reitores.

Após ouvir o pleito, o ministro Aloizio Mercadante anunciou a criação de comissão formada pela Secretaria Educação Superior (Sesu) do MEC e por representantes da própria Abruem para aprofundar as discussões sobre a proposta.

O professor João Canela lembra que a proposta é que o Governo Federal possa destinar para as universidades estaduais e municipais o valor de R$ 2 mil por aluno, que seriam aplicados no custeio e em melhorias para os estudantes. Ele lembrou que a iniciativa já é discutida por uma comissão formada por deputados e senadores.

“Acredito que a proposta de liberação de recursos para custeio representará mais uma conquista para as universidades estaduais e municipais, beneficiando diretamente os alunos”, afirma o professor João Canela. Ele lembra que o objetivo é garantir investimentos na assistência aos estudantes, assegurando, por exemplo, recursos para a alimentação e moradia.

“Trata-se de proposta de suma importância para uma instituição como a Unimontes que atua em regiões com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)”, observa o reitor.

O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, reconheceu a dificuldade das universidades e o papel que exercem na educação dos jovens do interior. As duas propostas, para que sejam executadas pelo governo federal, dependem de aprovação na comissão mista de orçamento e no plenário do Congresso Nacional.